Governo de SP inaugura unidade do Poupatempo e totens de autoatendimento no Vale do Paraíba

Na região, foram entregues ainda títulos de propriedade, infraestrutura turística e foi iniciada as obras de reformas de moradias

qui, 22/09/2022 - 17h08 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (22) uma unidade do Poupatempo em Cachoeira Paulista e dois totens de autoatendimento da rede nos municípios de Bananal e São José do Barreiro. O município de Bananal também foi contemplado com as obras de revitalização de infraestrutura turística da cidade. Em São José do Barreiro, foram entregues ainda 412 títulos de propriedade de imóveis regularizados pelo Programa Cidade Legal. Em Canas, foram iniciadas as obras para a recuperação de 70 moradias por meio do Programa Viver Melhor.

“É significante estar aqui hoje, trazendo todas essas obras, mostrando como São Paulo faz. São Paulo faz isso acreditando no seu povo, na sua gente e com trabalho. Estamos aqui mostrando um pouco, na realidade, no dia a dia, o que é um governo municipalista, é uma realidade de parceria”, disse Marcos Penido, secretário de Governo.

Infraestrutura

O município de Cachoeira Paulista foi contemplado com uma unidade do Poupatempo, já integrada ao Detran.SP. O posto tem capacidade para realizar até 130 atendimentos por dia e recebeu investimento de R$ 130 mil, beneficiando mais de 33 mil habitantes. A unidade foi implantada em parceria com a Prefeitura. Os cidadãos que precisam realizar serviços presenciais no Poupatempo devem, obrigatoriamente, agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento.

Os totens de autoatendimento instalados em Bananal e São José do Barreiro possuem leitor biométrico para agilizar pedidos de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, por exemplo, além de possuir scanner para efetuar upload de arquivos, quando necessário. Em cada local de instalação, haverá um funcionário treinado para auxiliar as pessoas na realização dos serviços.

As obras turísticas de Bananal foram realizadas em ruas da cidade e contou com investimento de R$ 1,6 milhão pelo Estado para a execução de drenagem, revitalização de guias, sarjetas e pavimentação em lajota de concreto das vias. As ruas que passaram por obras foram: Octáviano Vani, Antônio Gervásio do Nascimento, Benedito de Paula, São Francisco de Assis, Ayres de Araujo Azevedo, Rua da Esperança e Travessa Fragoso.

Moradias

Em São José do Barreiro, foram entregues ainda 412 títulos de propriedade de imóveis regularizados pelo Programa Cidade Legal. Do total de certidões, 128 serão entregues durante o evento. O restante será distribuído conforme a liberação do cartório de registro de imóvel. A partir da emissão do documento, os moradores passam a ser legalmente proprietários de seus imóveis, antes em situação irregular.

Em Canas, o Programa Viver Melhor será implantado em 70 domicílios do núcleo Vila Freire, com investimento de RS 1,2 milhão. O programa promove a recuperação interna e externa de domicílios em inadequação habitacional em assentamentos precários. Os serviços serão executados sem custo para as famílias, com a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional. As fachadas das casas também são recuperadas.