Governo de SP inaugura Poupatempo no Vale do Paraíba e entrega títulos de propriedade

Também foram inaugurados um playground e uma academia adaptados para pessoa com deficiência

sex, 23/09/2022 - 17h10 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (23) o Poupatempo de Aparecida, que vai beneficiar 36 mil habitantes. Na região do Vale do Paraíba, também foram entregues títulos de propriedade pelo programa Cidade Legal em Caçapava e em Lorena. Em Cruzeiro, houve a inauguração do playground e academia adaptados à pessoa com deficiência e visita às obras do Hospital Regional do Vale Histórico e Circuito da Fé.

“Este empreendimento é muito importante não só para os cidadãos que moram aqui em Aparecida, mas para todos aqueles que vêm para cá. O Poupatempo é o serviço público mais bem avaliado, com 97% de aprovação com ótimo e bom”, disse Marcos Penido, secretário de Governo.

O Poupatempo, que foi implantado em parceria com a prefeitura, contou com investimento de R$ 130 mil por parte do Governo do Estado. Integrada ao Detran.SP, a unidade beneficia mais de 36 mil habitantes e tem capacidade para realizar até 130 atendimentos por dia.

Entre os 180 postos do Poupatempo em funcionamento no estado, 14 estão localizados na região do Vale do Paraíba, nas cidades de Caraguatatuba, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Piquete, Caçapava, Ubatuba, Lorena, Tremembé, Cruzeiro, Aparecida e Cachoeira Paulista.

 

Regularização fundiária

Os moradores de Caçapava e Lorena, na região administrativa de São José dos Campos, receberam 547 títulos de propriedade do Governo do Estado. Os imóveis foram regularizados pelo Programa Cidade Legal, desenvolvido em parceria com as prefeituras. A partir da emissão do documento, os moradores passam a ser legalmente proprietários de seus imóveis, antes em situação irregular.

Em Caçapava, foram entregues 485 títulos de propriedade para famílias dos núcleos Vila Medeiros (301 títulos) e Vila Mathias (184 títulos). Do total de certidões, 227 foram distribuídas durante o evento. O restante será liberado de acordo com o cronograma do cartório.

Em Lorena, 62 famílias do núcleo continuação do bairro Cabelinha receberão o título de propriedade de seus imóveis, sendo que 45 já saíram do evento com o documento nas mãos. Os demais títulos serão distribuídos conforme a liberação do cartório.

 

Academia e playground adaptados para pessoas com deficiência

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a prefeitura de Cruzeiro, inaugurou uma academia e um playground adaptados para pessoas com deficiência no município. Os novos equipamentos são práticos e possuem fácil acesso com segurança biomecânica, que oferecem conforto ao usuário.

A ação faz parte do programa Cidade Acessível e os equipamentos promovem a inclusão por meio do esporte e da melhoria da qualidade de vida. A academia adaptada conta com aparelhos para supino, twist, tríceps, abdominal, puxada alta e bíceps. O playground adaptado, para crianças com e sem deficiência, é composto por balanço adaptado simples, balanço adaptado vai-vem em nível e carrossel adaptado.

 

Hospital Regional do Vale Histórico e Circuito da Fé

O investimento do Governo de São Paulo nas obras do Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico (HRCFVH), em Cruzeiro, chega a R$ 117 milhões para a construção da unidade, que será referência em Obstetrícia de Alto Risco, Traumato-Ortopedia, Neurologia, Neurocirurgia e Hemodiálise. As obras, que estão 13% concluídas, foram iniciadas em abril deste ano. A previsão é que terminem em 2024.

O novo hospital vai beneficiar 481,3 mil pessoas da microrregião do Circuito da Fé e Vale Histórico, na área do Departamento Regional de Saúde de Taubaté, que contempla os municípios de Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro e Silveiras.

O projeto prevê atendimento integral e humanizado aos pacientes em média e alta complexidade, inclusive na urgência/emergência, garantindo acompanhamento nas internações e cirurgias. Ao todo, a unidade oferecerá 200 leitos, sendo 18 de observação e 40 de UTI. O acesso aos atendimentos será referenciado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

Haverá infraestrutura para assistência em saúde nas especialidades de Bucomaxilo, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria Clínica/Cirúrgica, Neurologia/Neurocirurgia (unidade AVC Agudo – drenagem de hematoma subdural), Urologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Traumato-Ortopedia.