Governo de SP importa 3 mil respiradores para atender pacientes graves de coronavírus

Estrutura do SUS ganha reforço de quase 50% no número de aparelhos; ocupação em UTIs na Grande SP atinge taxa alarmante de 85%

qua, 29/04/2020 - 9h24 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • Até agora, estão disponíveis 6,3 mil equipamentos do tipo, conforme registros no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde
  • A previsão é que primeiros 500 respiradores chegam a São Paulo no fim desta semana
  • Até o fim de maio, a previsão é de que 500 unidades sejam entregues semanalmente

*Atualizado às 13h50

O Governador João Doria anunciou a compra de 3 mil respiradores para reforçar a estrutura do SUS no atendimento ao crescente número de pacientes com os sintomas mais graves de COVID-19. Até o início da tarde desta quarta-feira (29), o coronavírus já havia infectado 24.021 pessoas e matado outras 2.049 em todo o estado de São Paulo – na região metropolitana da capital, a ocupação em UTIs exclusivas para a doença atingiu uma taxa alarmante de 85%.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Os respiradores foram comprados no exterior, dentro das regras e dos critérios estabelecidos para um momento de emergência como este”, afirmou o Governador. “Eles estarão a serviço da população do estado de São Paulo nos hospitais públicos já a partir deste final de semana”, acrescentou Doria.

A aquisição foi feita em caráter emergencial e permitirá a ampliação de aproximadamente 50% do número de ventiladores mecânicos já existentes no SUS de São Paulo. Até agora, estão disponíveis 6,3 mil equipamentos do tipo, conforme registros no CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde).

Coletiva de imprensa sobre o coronavírus

A previsão é que primeiros 500 respiradores chegam a São Paulo no fim desta semana e devem ser instalados no complexo do Hospital das Clínicas e outras unidades de referência em COVID-19 da capital. Até o fim de maio, a previsão é de que 500 unidades sejam entregues semanalmente para que hospitais de todas as regiões do estado ganhem reforço.

“A palavra tempo é fundamental. De nada adianta respiradores entregues a São Paulo em julho, agosto ou setembro, provavelmente quando a epidemia já recua. Tempo significa salvar vidas, e foi esta a lógica que a Secretaria da Saúde usou na aquisição”, disse o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia. “Nós precisamos destes respiradores, há a clara necessidade de aplacar o que acontece em um sistema já pressionado”, acrescentou o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, David Uip.

São 2 mil ventiladores pulmonares do modelo SH300 e mil ventiladores para anestesia COMEN AX400. Os recursos são do Tesouro do Estado.

“Em tempo recorde, ativamos 1.881 leitos novos de UTI e compramos 3 mil respiradores, pois sabemos que o paciente com COVID-19 pode precisar de tratamento intensivo quando tiver quadro respiratório grave. Queremos garantir condições para os profissionais de saúde e os pacientes atendidos no SUS”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.