Governo de SP envia mais 62 respiradores para a região de Campinas nesta semana

Equipamentos vão para hospitais de 12 cidades de três Departamentos Regionais de Saúde, permitindo ampliação de leitos de UTI

qua, 10/06/2020 - 16h02 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (10) que hospitais da região de Campinas receberão mais 62 respiradores até o fim desta semana. Os novos equipamentos permitem a ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para garantir atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus que estão em estado grave.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Na véspera, o Estado havia anunciado que outros 15 aparelhos serão destinados ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas. A unidade teve abertura antecipada e remodelagem de atendimento para reforçar a rede de saúde do interior no enfrentamento à pandemia de COVID-19.

A macrorregião de Campinas é subdividida em três Departamentos Regionais de Saúde (DRSs), que são subordinados à Secretaria de Estado da Saúde. Cada um deles determina capacidade de atendimento, transferências de pacientes e remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs nos municípios.

Municípios

A área do DRS de Campinas é formada por 42 cidades. Os 47 respiradores confirmados para a região serão enviados a unidades hospitalares estaduais, municipais ou filantrópicas de nove cidades: Indaiatuba (5), Amparo (5), Campinas (10), Santa Bárbara D’Oeste (5), Jaguariúna (5), Sumaré (5), Nova Odessa (2), Americana (5) e Hortolândia (5).

Já o DRS com sede em Piracicaba coordena o atendimento em outras 26 cidades. A região vai receber dez respiradores que serão destinados a hospitais filantrópicos de Rio Claro (5) e Limeira (5). Por fim, o DRS baseado em São João da Boa Vista tem destinação prevista de cinco respiradores que irão equipar o hospital municipal de Itapira.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações pela doença e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Até o fim desta semana, o Governo do Estado pretende entregar 830 respiradores para hospitais de todo o território paulista.

O Governo de São Paulo já dobrou o número de leitos de terapia intensiva abertos desde o início da pandemia, ultrapassando 7 mil vagas para atendimento a pacientes graves. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca ampliação.