Governo de SP entrega unidade do Poupatempo em Jundiaí

Este é o 4º posto entregue em pouco mais de um ano

sex, 23/10/2009 - 9h27 | Do Portal do Governo

Atualizado às 14h20

O governador José Serra e o secretário da Gestão Pública, Sidney Beraldo, entregaram nesta sexta-feira, 23, o Poupatempo Jundiaí, a 58 quilômetros da capital. Com 2,3 mil m², o novo Posto tem capacidade para 4,4 mil atendimentos diários e 96,8 mil mensais. Com uma equipe de 140 funcionários, distribuídos entre servidores públicos, administração indireta, contratados e serviços de apoio, o Poupatempo Jundiaí atende a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

O local oferece mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por nove órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Secretaria da Fazenda, Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Banco Nossa Caixa, Correios, além de serviços da Prefeitura Municipal, presente com serviços da Secretaria de Finanças e Negócios Jurídicos, da Secretaria Municipal de Transportes e do Departamento de Água e Esgoto.

“Nós estamos expandindo no Estado a capacidade de atendimento dos Poupatempo em cerca de 50% ou mais ao logo da nossa gestão. Ou seja, eram uns noventa e poucos mil atendimentos por dia. Nós vamos deixar cerca de 145 mil por dia”, disse o governador.

O investimento total para a implantação e gestão da Unidade, cujas obras foram iniciadas em abril, é de R$ 34,4 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do Posto ao longo de todo este período.

“Agora, a população de Jundiaí e região, ou seja, mais de 1,2 milhão de habitantes, vai poder contar com os serviços deste Programa que chega ao 12º ano sendo referência de excelência no atendimento ao cidadão. A nova Unidade será entregue já contando com as novas ferramentas de modernização implementadas pelo Governo de SP para otimizar ainda mais seu funcionamento”, afirmou o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Novas ferramentas de modernização

O Poupatempo Jundiaí começa a funcionar com novos mecanismos como o sistema Sintonia, que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido. Ele estará instalado em 19 máquinas fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego. Outra novidade são os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco. Por fim, será oferecido o aviso do agendamento de serviços de RG e Atestado de Antecedentes Criminais através de mensagens de texto SMS.

Preservação do patrimônio histórico

O imóvel onde está instalado o Poupatempo Jundiaí, cedido ao Governo de SP pela Prefeitura Municipal, faz parte do conjunto de edificações que abrigava as oficinas centrais de manutenção da extinta Cia. Paulista de Estradas de Ferro, construído no século XIX.

Suas obras foram realizadas obedecendo cuidadosamente as características originais da fachada do imóvel – tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – contribuindo para a preservação deste patrimônio da cidade que, durante o ciclo cafeeiro, foi de suma importância para o desenvolvimento de toda a região.

Expansão do Programa Poupatempo

Com a inauguração do Poupatempo Jundiaí, o Programa passa a contar com 15 Postos Fixos. Quatro deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto e Jundiaí) foram entregues em pouco mais de um ano e fazem parte de um grande Plano de Expansão, que prevê ainda a implantação de Unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taubaté, além de Cidade Ademar (zona sul) e Lapa (zona oeste), ambas na capital paulista.

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos quatro primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 116 mil.

Serviço

Poupatempo Jundiaí
Endereço: Av. União dos Ferroviários, 1.760 – Complexo Fepasa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800-772-3633, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública e do Poupatempo