Governo de SP entrega Poupatempo São José do Rio Preto

Com capacidade para 110 mil atendimentos mensais, unidade disponibilizará serviços a 1,4 milhão de habitantes

sex, 13/02/2009 - 16h44 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugura nesta sexta-feira, 13, o Poupatempo São José do Rio Preto, o 3º Posto integrante do Plano de Expansão do Programa Poupatempo a ser entregue em menos de um ano.

Com capacidade para 5 mil atendimentos diários e 110 mil mensais, o novo Posto oferece mais de 250 serviços públicos, prestados pelos seguintes órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Banco Nossa Caixa, Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Correios, além de serviços da Prefeitura Municipal, presente com serviços de diversas secretarias e departamentos.

“A renovação da carteira de identidade de um adulto vai sair em 24 horas. No caso de uma criança a identidade sairá em poucas horas. Isso significa economia de tempo para a população e o melhor bem estar”, destacou Serra.

O Poupatempo São José do Rio Preto conta com um quadro de 256 funcionários, distribuídos entre servidores públicos, administração indireta, terceirizados e serviços de apoio, e atenderá a população de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.  “Trata-se de um serviço que não vai beneficiar somente a população de Rio Preto, mas de toda a região”, reforçou o governador.

O investimento total para a implantação e gestão do Poupatempo São José do Rio Preto, cujas obras foram iniciadas em junho de 2008, é de R$ 48,8 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do Posto ao longo de todo este período.

Mais de 10 mil atendimentos na pré-operação

Na segunda, 9 de fevereiro, a Unidade de São José do Rio Preto abriu suas portas à população oferecendo todos os serviços em caráter experimental. Antes mesmo do horário de abertura do Posto, um grande número de pessoas já aguardava para conhecer os serviços da nova Central de Atendimento ao Cidadão.

Somente nos quatro dias de pré-operação, o Posto realizou mais de 10,5 mil atendimentos. Um dos serviços de maior procura é a emissão da Carteira de Identidade, que antes do Poupatempo, para uma 1ª via do documento, por exemplo, levava em média 30 dias para ser entregue. Agora, indo ao Poupatempo o documento chega às mãos dos cidadãos em até 48 horas.

Expansão do Programa Poupatempo

Com a inauguração do Poupatempo São José do Rio Preto, o Programa passa a contar com 14 Postos Fixos, além de sete Unidades de atendimento itinerante que circulam na Grande São Paulo e no Interior.

Somente com a entrega dos três primeiros Postos anunciados no Plano de Expansão do Poupatempo – Osasco, Santos e São José do Rio Preto – a capacidade diária de atendimento do Programa será aumentada em 16,5 mil atendimentos, atingindo uma população superior a 5 milhões de habitantes.

A primeira fase desta ampliação prevê ainda a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taubaté e Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista, incorporado ao Plano de Expansão em julho de 2008.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de 11 anos presta serviços de qualidade à população. Desde a inauguração do primeiro Posto, o Sé, em 1997, até o fechamento de janeiro de 2009, o programa prestou mais de 212,6 milhões de atendimentos aos cidadãos.

SERVIÇO:

Poupatempo São José do Rio Preto

Endereço: Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.

Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública