Governo de SP entrega novo campus da Fatec de Mogi Mirim

Investimento do Estado na nova unidade foi de R$ 1,8 milhão

sex, 19/03/2010 - 17h27 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou nesta sexta-feira, 19, as novas instalações da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi Mirim. Implantada em 2007, a Fatec iniciou suas atividades na Etec Pedro Ferreira Alves. Em agosto de 2009, a Fatec mudou-se para a antiga sede da Fundação Casa, que recebeu adequações feitas pelo Estado. Após a inauguração, as atividades acadêmicas da Fatec Mogi Mirim serão totalmente transferidas para o novo campus.

“A Fatec fica numa área enorme doada pelo Estado, são instalações físicas muito boas. Vai formar especialistas, tecnólogos de nível internacional. É uma faculdade regional que vai abrigar alunos de vários municípios da região. É uma verdadeira universidade do trabalho”, afirmou o governador.

O investimento total do Governo do Estado no novo campus da Fatec foi de R$ 1,8 milhão em mobiliário e equipamentos. Doze salas de aula, sala de tevê e de leitura e laboratórios – Eletrotécnica e Eletricidade Aplicada; Eletrônica; Controle de Processos; Ensaios de Materiais; Hidráulica e Pneumática; Química; Informática; Manufatura Avançada e Robótica – ocupam os dois blocos do novo prédio.

Atualmente, 608 estudantes estão matriculados na Fatec, que oferece três cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mecânica – Modalidades Projetos e Mecânica de Precisão. No segundo semestre de 2010, será implantada uma nova turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 40 vagas no período da manhã.

Além da Fatec Mogi Mirim, as Fatecs Bragança Paulista e Piracicaba integram o Plano de Expansão do Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual na área da Educação. Havia quatro Fatecs em 2007, hoje são sete.

Oito das 31 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da Região Administrativa de Campinas também integram o Plano de Expansão: Aguaí, Campo Limpo Paulista, Itapira, Mogi Guaçu, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba (Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso) e Vargem Grande do Sul.

“A região de Campinas é a que mais tem investimentos do Estado na área técnica e tecnológica”, disse o governador, acrescentando que “de uma forma a gente alavanca o desenvolvimento de São Paulo, da outra dá oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Estamos trabalhando pelo futuro”.

Com o objetivo de atender à demanda de cursos técnicos na região neste semestre, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, oferecendo 1.465 vagas, distribuídas em 11 municípios: Americana, Araras, Campinas, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Jundiaí, Limeira, Mococa, Pirassununga, Rio Claro e Santa Bárbara d´Oeste.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Do Centro Paula Souza