Governo de SP entrega Escola Técnica de Caraguatatuba

Em pouco mais de três anos, governo mais que duplicou o número de vagas nas Etecs da região

seg, 12/04/2010 - 7h49 | Do Portal do Governo

(atualizado 13h11)

O governador Alberto Goldman inaugurou oficialmente nesta segunda-feira, 12, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, na região administrativa de São José dos Campos, que abrange Litoral Norte. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que duplicou o número de vagas nas Etecs da região. Em 2006, eram 2.240 e no primeiro semestre de 2010, 5.080.

Com cerca de 200 alunos matriculados atualmente, a Etec começou suas atividades no 2° semestre de 2009, oferecendo 80 vagas, divididas entre os cursos técnicos gratuitos de Contabilidade e Logística, no período noturno. Em 2010, foi implantado o Ensino Médio no período da manhã. As inscrições para o processo seletivo do 2° semestre de 2010 estarão abertas no período de 30 de abril a 21 de maio no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 13 de junho.

O valor do investimento inicial do Estado na Etec, em mobiliário e equipamentos, foi de R$ 330 mil. Coube à Prefeitura de Caraguatatuba a reforma e a adequação do prédio da escola. “Aqui na região, nós tínhamos sete escolas técnicas, já passamos para dez e vamos terminar com 12”, disse o governador. Goldman ainda ressaltou a importância deste investimento na região. “Teremos um impacto evidente do sistema de exploração do pré-sal que vai existir aqui e precisamos preparar a região toda para que ela possa receber este impacto”, completou.

Dos dez municípios da Região de São José dos Campos que contam com uma Etec, três integram o Programa de Expansão do Ensino Profissional: Caraguatatuba, São José dos Campos e São Sebastião. Ainda em 2010, Lorena e Ubatuba passam a integrar essa relação. A novidade também se estende para o ensino de graduação tecnológica. Em 2009, a região ganhou a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Sebastião e no próximo ano está prevista a implantação da Fatec de Taubaté.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra atualmente 186 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Do Centro Paula Souza