Governo de SP entrega 1º trecho da Nova Marginal Tietê

Três novas faixas com 3,4 km de extensão foram liberadas ao tráfego no sentido Castelo Branco

qui, 22/10/2009 - 20h13 | Do Portal do Governo

Atualizado em 26 de outubro às 12h15

O Governo do Estado de São Paulo entregou e liberou ao tráfego os dois primeiros trechos da ampliação da Marginal Tietê na sexta-feira, 23. Ao todo, a Dersa executou obras em 3,4 quilômetros da via – de um total de 15 quilômetros. As obras de ampliação, que tiveram início em junho, foram acompanhadas do plantio de quase 1,5 mil novas mudas de espécies nativas.

Os dois trechos inaugurados estão localizados no sentido Ayrton Senna-Castelo Branco. O primeiro, de 2,2 km, situa-se entre a Ponte da Freguesia do Ó e a Ponte da CPTM. A nova pista, com três faixas de rolamento, permite maior fluidez do tráfego em direção ao Complexo Anhanguera-Bandeirantes e alivia a concentração do fluxo da via local, principalmente no entorno das pontes da Freguesia e do Piqueri.

O segundo trecho, de 1,2 km, tem início 200 metros antes da Ponte do Tatuapé e se estende até a saída da Rodovia Presidente Dutra. O acesso para a nova pista central existe tanto pela pista expressa como pela local. Com a inauguração deste acesso, o benefício já é percebido de imediato pelos usuários, pois aumenta a fluidez da pista expressa para quem deseja seguir além da Ponte do Tatuapé e pode evitar o tráfego normalmente carregado na pista local, que hoje concentra o fluxo vindo da Avenida Salim Farah Maluf. O mesmo ocorre no sentido inverso, além daquele que se dirige a outros pontos da via.

Compromisso Verde

Cumprindo o estabelecido no programa de compensação ambiental a área recebeu também as primeiras novas ávores: ao longo desses 3,4 km de pista estão sendo plantadas 1.464 mudas de espécies como ipê roxo, pau ferro, guanandi, paineira, ipê-branco, sibipiruna, quaresmeira e capororoca, entre outras.

No primeiro lote (Ponte das Bandeiras-Ponte da CPTM), as 981 novas plantas se somam às 60 árvores transplantadas e 107 preservadas. No segundo lote (Ponte do Tatuapé- Ponte das Bandeiras), são 483 novas, 19 árvores transplantadas e 114 preservadas.

Ao final do projeto, a Marginal Tietê terá o triplo da vegetação atual, além de receber mais 83 mil mudas e projetos paisagísticos nas áreas do entorno pertencentes a oito subprefeituras – Casa Verde, Freguesia do Ó, Lapa, Mooca, Pirituba, Santana, Sé e Vila Maria.

Maior fluidez

A imediata abertura dos dois trechos já concluídos visa dar maior agilidade ao trânsito nos pontos em que estão situados, com reflexos ao longo da via. Atualmente, a Marginal Tietê apresenta filas de congestionamentos diários de 30 km, em média, nos períodos de pico – o que representa 25% do total de tráfego medido na cidade de São Paulo.

Com a readequação, haverá grandes benefícios para a população não só da Capital, como também do interior do Estado que utiliza a Marginal para acessar as rodovias que cruzam São Paulo e a própria cidade. A expectativa é que se tenha redução de congestionamentos, o que deve diminuir o tempo das viagens em cerca de 35%, além de evitar mais desperdício de combustível, elevação dos custos de manutenção das vias e dos veículos, bem como queda dos níveis de poluição do ar.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo