Governo de SP e Consórcio ABC debatem obras de drenagem e resíduos sólidos na região

Pauta da reunião desta quarta (12) incluiu construção do piscinão Jaboticabal e projeto da Usina de Recuperação Energética

qui, 13/02/2020 - 19h39 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, recebeu nesta quarta-feira (12) o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, para debater o andamento da construção do Piscinão Jaboticabal e o projeto para a instalação de uma Usina de Recuperação Energética (URE) na região do Grande ABC.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), em São Paulo. Em relação ao reservatório Jaboticabal, demanda histórica da região, o secretário informou que o processo foi efetivado nessa gestão e que a licitação entrou na fase de habilitação, em que são verificados os requisitos dos interessados e dos documentos exigidos.

A obra é apontada por estudo elaborado pelo Consórcio ABC como o principal empreendimento de combate às enchentes na região. “O piscinão Jaboticabal é um equipamento fundamental para a drenagem urbana do Grande ABC, pois se trata de uma obra com impacto regional”, salientou Gabriel Maranhão.

Sobre a URE, prevista para ser construída em Mauá, a unidade terá a autorização de licença debatida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) no próximo mês. “Esperamos aprovar na próxima reunião do Consema a licença para a construção da usina. Estamos quebrando esse paradigma, pois não basta ter aterro controlado”, comentou Marcos Penido.

Estrutura

A iniciativa é desenvolvida pela Central de Tratamento de Resíduos Lara, detentora de um aterro sanitário privado localizado em Mauá e que também recebe os resíduos sólidos de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Segundo o projeto, a usina utilizará uma área de 90 mil metros quadrados dentro do aterro em solo mauaense, receberá investimento 100% privado de R$ 900 milhões na construção e terá capacidade para gerar 80 megawatts por hora, o que, de acordo com a empresa, seria capaz de abastecer energeticamente 250 mil residências.

“Cerca de 70% do lixo orgânico são formados por água que pode ser reaproveitada para a geração de energia”, acrescentou Marcos Penido. Também participaram da reunião o secretário-executivo do Consórcio do ABC, Edgard Brandão; o deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Grande ABC, Thiago Auricchio; e os assessores parlamentares da SIMA, Paulo Delgado e Carlos Lothar.