Governo de SP destina R$ 2,3 milhões para fomento das escolas de samba de São Paulo

Projeto “Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias” integra escolas de samba e Carnaval às manifestações culturais paulistas

sex, 30/09/2022 - 7h25 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo oficializou nesta quinta-feira (29) o aporte de R$ 2,3 milhões para fomento das escolas de samba de São Paulo. Na ocasião, houve a abertura da exposição “Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias”, que tem como objetivo integrar as escolas de samba e o carnaval às manifestações culturais paulistas comemorativas ao Bicentenário da Independência do Brasil.

“O samba faz parte da nossa vida. As escolas de samba que hoje fazem o maior carnaval do Brasil estão na raiz da nossa cultura e é isso que estamos comemorando hoje aqui. Esta é uma parceria permanente, levando as pessoas a aprenderem com a cultura”, disse o secretário de Governo, Marcos Penido.

A Mostra vai reunir, a partir de outubro na Fábrica do Samba em São Paulo, recortes da história da Independência do Brasil. Para celebrar o lançamento da parceria, a Liga-SP realizou, na quadra da Mancha Verde, uma apresentação da anfitriã e campeão do Carnaval SP 2022.

“A parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo integra o programa de celebração do Bicentenário da Independência do Brasil feito pelo Governo do Estado, que inclui a realização de mais de 100 atividades culturais relativas ao assunto. Estamos valorizando a cultura popular e tradicional de São Paulo, que é um vetor de reforço da identidade e de promoção de desenvolvimento. Recentemente, o Governo do Estado, por meio do Condephaat, efetivou o registro das práticas carnavalescas como patrimônio imaterial de São Paulo, uma iniciativa que destaca a dimensão cultural e artística do Carnaval e do trabalho realizado pelas Escolas de Samba”, explicou Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Patrimônio imaterial

Em abril deste ano, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo recebeu um diploma de registro do Carnaval como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo. Em votação unânime, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão de preservação do patrimônio material e imaterial ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, aprovou o registro das Práticas Carnavalescas do Estado como patrimônio material.

O parecer do Condephaat, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em maio de 2021, concluiu que as práticas carnavalescas traduzem saberes, fazeres e uma identidade coletiva que estabelecem relações de pertencimento.

Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias

A exposição “Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias” é uma curadoria de desfiles paulistanos que retrataram o tema ao longo dos anos. A proposta é uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, por meio de práticas carnavalescas.

A Mostra ficará em cartaz até dezembro de 2022 na Fábrica do Samba, onde é produzido o carnaval das agremiações paulistanas. Os visitantes serão recebidos na entrada com alegorias temáticas de 3 e 5 metros de altura.

Dentro do galpão, semelhante aos usados pelas escolas instaladas no complexo, serão 10 estações carnavalescas sobre o Bicentenário, além de visitas guiadas, espaços de vivência artística e shows das escolas de samba aos finais de semana. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.