Governo de SP defende a criação de empregos e o empreendedorismo durante Cosud

Evento na cidade de Florianópolis começou nesta sexta-feira (18), com os grupos de trabalhos de secretários estaduais

sáb, 19/10/2019 - 11h28 | Do Portal do Governo

5ª Reunião do Cosud – Florianópolis/SC

resumo em 3 tópicos

  • Capital de Santa Catarina sedia as atividades do 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste
  • Sessão Plenária da reunião debate a gestão pública digital e mais simples
  • Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Belo Horizonte (MG)

Neste sábado (19), o Governador João Doria defendeu a criação de emprego e empreendedorismo como política social, durante o 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Florianópolis (SC).

“Um ponto positivo do Cosud é a objetividade. Estamos aqui com o objetivo de somar forças para melhorar a qualidade dos nossos governos, em várias áreas e setores. E, ao longo desses quatro encontros, já evoluímos de forma positiva. Temos um objetivo comum a todos. Nós temos a obrigação de trabalhar pela geração de empregos, geração de oportunidades, apoio ao empreendedorismo. O que muda o País é a cidadania do emprego”, salientou Doria.

O Governador de São Paulo também disse que o grupo de sete governadores dessas regiões deveria realizar uma missão para a China no próximo ano, em busca de oportunidades de negócios para as economias estaduais.

Debates

A Sessão Plenária do encontro, que debate a gestão pública digital e mais simples, começou às 8h deste sábado (19) e segue até 14h. O evento tem como anfitrião o Governador catarinense Carlos Moisés e conta com a participação dos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES). O objetivo é reunir os responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para a discussão de pautas conjuntas.

O encontro tem palestras do diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, sobre a Lei de Liberdade Econômica e desburocratização; e do secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga, com as oportunidades de sinergia entre governo federal e os governos estaduais com a transformação digital na modernização do Estado Brasileiro.

“Quase 300 gestores públicos se reúnem para fortalecer o desenvolvimento econômico e social da região. Acordos de cooperação em agricultura e infraestrutura foram firmados. E uma missão conjunta de captação internacional de investimentos será realizada com a participação dos sete estados”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen.

O evento começou na sexta-feira (18), com 14 grupos de trabalho formados por secretários estaduais, que abordaram os seguintes temas: Fazenda e Planejamento; Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Turismo; Inovação, Ciência e Tecnologia; Educação; Meio Ambiente e Infraestrutura; Logística e Transporte; Saúde Pública; Segurança Pública; Gestão e Planejamento; Administração Penitenciária; Controle e Transparência; e Reforma da Previdência.

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro em Belo Horizonte (MG) dos governadores das regiões Sul e Sudeste, e também teve edições em São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES). A próxima reunião será realizada em janeiro de 2020, em Foz do Iguaçu, no Paraná.