Governo de SP dá início ao sétimo plantio do Programa Nascentes

Ação é decorrente do compromisso de recuperação ambiental; serão plantadas quase 17,7 mil mudas na Fazenda Limoeiro, em Itu

sáb, 30/04/2016 - 12h51 | Do Portal do Governo

E o Programa Nascentes, que visa restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares, avança no estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado (30), em Itu, do sétimo plantio decorrente de compensação de Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) do projeto.

Veja como a vegetação nativa auxilia na qualidade dos recursos hídricos

“Aqui na Fazenda Limoeiro, quase 17,7 mil mudas de árvores nativas de Mata Atlântica estão sendo plantadas. Nós já estamos hoje com um milhão de mudas plantadas, 630 hectares, ao longo de rios, represas, corpos d’água e principalmente nascentes. A meta é 6,3 milhões de mudas no estado, 4464 hectares”, disse Alckmin.

O plantio será feito pela empresa financiadora CCR Via Oeste. “É uma compensação pelas obras do contorno de São Roque, que deverá ser entregue nos próximos dias, três meses antes do prazo. Quem faz o plantio e conservação é a empresa restauradora Florestal”, explicou o governador. As atividades de manutenção estão programadas para os próximos 36 meses.

Alckmin também destacou o papel de ressocialização do Programa Nascentes. “Um trabalho conjunto com as penitenciárias da região, nós temos viveiros e os presos estão plantando as mudas nativas. É um ganha ganha: a concessionária cumpre a compensação ambiental, a cooperativa gera emprego fazendo plantio e manutenção, os presos trabalham produzindo as mudas. E ganha a sociedade com mais árvores nativas e proteção das nascentes”. 

Um milhão de mudas plantadas
O Programa Nascentes atingiu, recentemente, a marca de um milhão de mudas plantadas e a área em processo de restauração já soma mais de 630 hectares. A meta é restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d’água com investimentos públicos e privados. 

A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, sindicato, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas com o intuito de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

As matas ciliares, dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, são importantes, pois formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo vários benefícios. Entre eles, a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos. 

Para conhecer mais sobre o Programa Nascentes, acesse aqui.

Do Portal do Governo do Estado