Governo de SP cria grupo para implementar Objetivos Sustentáveis

Metas do Desenvolvimento Sustentável ajudarão planeta a crescer pensando na economia, no ambiente e no social

seg, 21/09/2015 - 18h00 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (21), o governo do estado de São Paulo assina documento para a criação de um grupo que vai trabalhar as bases de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) elaborados a partir das diretrizes da Rio+20.

Os ODSs substituem os Objetivos do Milênio (ODMs), que no Brasil ficaram conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000.

A definição dos ODSs foi concluída em agosto deste ano e, neste mês, a Conferência das Nações Unidas, em Nova York, deve aprovar a adoção desta agenda.

Assinaram o documento, em evento no Palácio dos Bandeirantes, o secretário chefe da Casa Civil Edson Aparecido, os secretários do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, Patrícia Iglecias e Felipe Sigollo (adjunto), o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Maristela Baioni.

“São Paulo demonstra a liderança entre os estados subnacionais, indispensáveis para a agenda e a capacidade de trabalho entre as secretarias com a finalidade de fomentar o desenvolvimento”, destaca Ana Carolina Conde, chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI).

Do enfrentamento da pobreza às mudanças climáticas
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram criados para promover um crescimento global que pense na economia, no meio ambiente e no social. São 17 objetivos e 169 metas. Ao menos 70 países devem, até 2030, trabalhar prioritariamente temas que vão do enfrentamento da pobreza às mudanças climáticas.

Os ODS serão tema de três eventos fundamentais promovidos pela ONU que tratam de clima e sustentabilidade – a Conferência para o Desenvolvimento Sustentável (25 de setembro, em Nova York), o Week Climate 2015 (27 de setembro, em Nova York) e a COP 21 (30 de dezembro, em Paris).

Do Portal do Governo do Estado