Governo de SP cria a Estação Experimental de Agroenergia em Jaú

Na ocasião, foram celebrados dois convênios com a USP para a realização de cursos da Univesp

ter, 23/03/2010 - 14h11 | Do Portal do Governo

(atualizado 15h45)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 23, a implantação da Estação Experimental de Agroenergia da Universidade de São Paulo em Jaú, região noroeste do Estado, que servirá de apoio a pesquisas nacionais e internacionais em bionergia.

Na Estação, serão desenvolvidos trabalhos, aulas e estudos de campo, principalmente em experimentos com a cana-de-acúcar. Trata-se do primeiro espaço voltado para pesquisa, ensino e extensão em bioenergia fora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). A unidade contará com o envolvimento e participação de todos os Campi da USP: capital, Piracicaba, Lorena, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto. “É realmente uma boa notícia que começa com a implantação de um outro campus daquela que é uma das melhores escola de agronomia do mundo, a ESALQ”, disse o governador.

A parte administrativa e as salas de aula da nova unidade de pesquisa serão instaladas numa área da extinta Companhia Jahuense, que foi doada à USP durante a cerimônia de anúncio da criação da Estação.

O governador também assinou o decreto que permitirá o uso compartilhado de uma área de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com a USP, onde acontecerão as aulas e pesquisas práticas. “São Paulo sempre se caracterizou por investir muito na pesquisa agrícola e particularmente na da cana, onde a produtividade no Estado é a maior do mundo”, completou.

Na nova unidade serão instalados o Polo de aplicação e desenvolvimento de tecnologias da Agroenergia e Biomassa; o Centro de Ensino e Treinamento em Agroenergia; cursos de Treinamento em Agroenergia para pesquisadores e alunos de países da África, Caribe e da América Latina; nova área de concentração em Agroenergia para o curso de Agronomia da ESALQ.

Rede de Bionergia

A Estação Experimental de Jaú faz parte da Rede de Bioenergia da USP que estimula e articula atividades de pesquisa sobre a aplicação, produção e uso de energia a partir de fontes renováveis. O objetivo é desenvolver pesquisas básicas e aplicadas que assegurem a liderança do Brasil em fontes de biomassa e tecnologias da sua transformação em bioenergia.

USP e Univesp

Durante a cerimônia, também foram assinados dois convênios entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Ensino Superior, e a Universidade de São Paulo (USP), que permitirão a realização de dois cursos do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP: Curso de Licenciatura em Ciências e Curso de Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola.

Os convênios oficializam a entrada da maior universidade do país na UNIVESP. “A Universidade Virtual é um programa inovador, que utiliza tecnologias de informação e de comunicação para ampliar o número de vagas públicas e de qualidade no ensino superior paulista”, afirmou o Governador do Estado de São Paulo, José Serra. Em seu primeiro curso de graduação – pedagogia semipresencial, oferecido no Programa UNIVESP pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” (Unesp), com 1350 vagas, – o número de estudantes matriculados no ensino superior estadual de São Paulo aumentou 6,5%.

O Governador destacou ainda o foco do Programa UNIVESP na formação do professor, como é o caso do curso de pedagogia semipresencial em andamento pela UNIVESP/Unesp e dos dois cursos da USP oficializados hoje com a assinatura dos convênios. “E quem sai ganhando com a formação do professor é o estudante da educação básica”, concluiu o Governador.

Das Secretarias de Ensino Superior e Agricultura e Abastecimento