Governo de SP apresenta ações na Baixada Santista

Seminário Baixada em Ação apresenta o que está sendo feito na região e planos de melhorias

qui, 11/03/2010 - 11h28 | Do Portal do Governo

(atualizado 18h13)

O governador José Serra e secretários de Estado apresentaram nesta quinta, 11, no seminário “Baixada em Ação 2010 – Crescimento com Sustentabilidade”, as ações do Governo de São Paulo na região.

O evento, promovido pela Associação Comercial de Santos (ACS), Prefeitura de Santos e Instituto Impacto, discute formas de garantir o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) sem comprometer o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população.

“Esse seminário é uma coisa inédita aqui na Baixada Santista. Vieram dez secretários e vão ser várias mesas de debate apresentando aquilo que o Governo fez. Explicando direito, ouvindo os comentários, as críticas, as sugestões”, esclareceu o governador.

O seminário começou nesta quinta com a abertura com a presença do governador e painéis de debate sobre o uso sustentável de recursos naturais e desenvolvimento humano. Entre os assuntos que serão discutidos até esta sexta, 12, ainda estão os investimentos nas áreas de transportes, tecnologia, saúde e infraestrutura – que inclusive contam com projetos do Estado.

“A Baixada Santista é uma região cada vez mais importante. Não é apenas, embora seja relevante, no turismo, no balneário, mas também no porto, na atividade portuária e acima de tudo nos próximos anos, com relação ao petróleo que existe na costa de São Paulo e que terá um impacto muito grande na região da Baixada. Esse impacto se não for bem abordado com antecipação pode vir a ser negativo”, afirmou o governador José Serra.

Atualmente, há investimentos do Governo de São Paulo na região para a construção de pelo menos três estaleiros, o Parque Tecnológico de Santos, o Veículo Leve sobre Trilhos e a ponte entre santos e Guarujá, além de investimentos do Programa Onda Limpa – maior projeto de saneamento básico em andamento no País.

Desde 2007, a região ganhou quatro novas Etecs (Itanhaém, Cubatão, São Vicente e Peruíbe); a unidade do Poupatempo Santos; sete estações de tratamento de esgoto; e dois AMEs, entre outras obras.

Até, o final do ano, estão programados 8,8 mil atendimentos na Baixada Santista, sendo 6.142 com a construção de unidades habitacionais e 2.658 na urbanização de favelas, incluindo o programa Serra do Mar.

No seminário, também serão formados planejamentos para as necessidades da cadeia de produção de petróleo do pré-sal da Bacia de Santos. Nos próximos anos, o setor de petróleo e gás deve assumir o primeiro lugar como fonte de subsistência da região.

“O Pino (Planejamento Ambiental Estratégico das Atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore) é exatamente um diagnostico que tem em vista a expansão industrial e portuária sem comprometer o meio ambiente. Pressupondo alguns investimentos e isso também vai ser um instrumento que vai facilitar o nosso desenvolvimento aqui na região”, disse o governador sobre o estudo da Secretária de Desenvolvimento.

Além da presença do governador e de 10 secretários estaduais, participam os prefeitos das nove cidades da RMBS. Os debates terão a mediação dos reitores das principais universidades da região. 

Do Portal do Governo de São Paulo