Governo de SP anuncia Protocolo sobre autismo

Documento aponta diretrizes para atendimento e inclusão de pessoas com autismo

ter, 02/04/2013 - 15h45 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nessa terça, 2, o Governo do Estado de São Paulo anuncia o “Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O documento considera que a gravidade do autismo varia entre pessoas que apresentam quadro leve, com total independência e discretas dificuldades de adaptação e comunicação, até aqueles que são dependentes para as atividades diárias.

De acordo com o protocolo, algumas características que podem diagnosticar a pessoa com autismo são prejuízo qualitativo na interação social e na comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamento, além de dificuldade em sentir empatia em relação aos demais e crises de agitação.

O diagnóstico de autismo já é possível antes dos três anos de idade e deve ser feito de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde. Recomenda-se que os pais com suspeitas levem a criança ao pediatra ou, se necessário, ao neuropediatra ou psiquiatra infantil.

O protocolo aponta entre as abordagens terapêuticas o projeto terapêutico singular; terapia fonoaudiológica; terapia ocupacional e tratamento medicamentoso no TEA. As reavaliações das pessoas autistas devem ser feitas a cada seis meses, com o intuito de observar os ganhos obtidos com o tratamento específico, pontos de estagnação e quais as novas necessidades de cada atendido.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Para simbolizar a pessoa com autismo e a inclusão dessas pessoas na sociedade, a sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ilumina-se com o tom azul durante toda esta terça-feira. 

Ainda nessa terça-feira, diversos locais ganham iluminação na cor azul, como os arcos do Anhangabaú, a Ponte Estaiada e o Monumento às Bandeiras.

Do Portal do Governo do Estado