Governo de SP ampliará Programa Escreve Cartas

Postos Poupatempo Osasco, São Bernardo do Campo e Guarulhos receberão serviço ainda neste ano

ter, 09/09/2008 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, determinou a expansão do Escreve Cartas, um programa do Poupatempo. Ainda em 2008, o serviço será implantado no Poupatempo Osasco – recém inaugurado – e também nos Postos São Bernardo do Campo e Guarulhos, todos na Grande São Paulo.

Para os demais Postos Poupatempo do estado – tanto os em funcionamento e os do Plano de Expansão – será realizado estudo de viabilidade para implantação do Escreve Cartas, que levará em conta, além do espaço físico disponível no Posto Poupatempo, o perfil e a necessidade de cada região. Este estudo será fundamental para determinar em qual unidade será possível implantar o programa.

“A essência do programa Escreve Cartas é o trabalho voluntário, o que o cidadão paulista vem mostrando a quase sete anos que sabe fazer muito bem. O reconhecimento que esse serviço tem da sociedade faz jus ao que ele representa aos seus usuários. Por isso, vamos expandi-lo”, afirma o Secretário Beraldo.

Adesão de novos voluntários

A exemplo do que foi feito em agosto no Poupatempo Santo Amaro, em breve será a vez da abertura de inscrições para novos voluntários para atuação no Poupatempo Itaquera. “Na última semana, nossa equipe se reuniu com a coordenadora técnica do corpo voluntário do Poupatempo Santo Amaro, Suely Calasans, com o objetivo de traçarmos uma estratégia de ação para captar voluntários e viabilizar esta expansão”, explica o Secretário Beraldo.

O Escreve Cartas – que completará sete anos em outubro de 2008 – é um programa do Poupatempo que tem como propósito auxiliar os cidadãos com dificuldades em ler e escrever a se comunicarem através de cartas.

Histórico: Lançado durante a I Semana de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, em 2001. Os Postos Poupatempo de Santo Amaro e Itaquera foram escolhidos para receber o programa devido à maior concentração, em seu entorno, de migrantes e pessoas de baixa renda. Este serviço conta com voluntários treinados que trabalham redigindo cartas, ajudando no preenchimento de formulários de diversos serviços oferecidos nas Unidades, e também lendo as respostas dessas correspondências.

Em quase sete anos de atendimento aos cidadãos, o Escreve Cartas já realizou mais de 192 mil atendimentos, somados os números de Itaquera e Santo Amaro. Hoje, o Programa conta com cerca de 100 escrevedores de cartas. Todos voluntários. Além do trabalho no Posto, os voluntários do Escreve Cartas realizam visitas periódicas a casas de repouso para idosos, e levam o serviço para diversas ações sociais na região.

Já no seu primeiro ano, o Programa Escreve Cartas foi contemplado com o Prêmio Hélio Beltrão, no 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Top Social 2003.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de 10 anos presta serviços públicos de qualidade aos cidadãos.

Do Poupatempo