Governo de SP amplia tratamento de esgoto em Sarapuí

Pacote de obras vai aumentar a coleta de esgotos, passando dos atuais 72,4% para 95%, com 100% desse volume tratado

sáb, 20/07/2013 - 18h02 | Do Portal do Governo

Com investimento de R$ 8 milhões, o Governo do Estado de São Paulo vai ampliar a coleta de esgoto em Sarapuí, passando dos atuais 72,4% para 95%, com 100% desse volume tratado. O sistema contribuirá com a preservação do ribeirão Fazendinha e do rio Sarapuí, ambos pertencentes à bacia do rio Sorocaba.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O anúncio das obras aconteceu neste sábado, 20, e foi feito pelo governador Geraldo Alckmin. “Sarapuí vai ser uma cidade 300%, 100% água tratada, de qualidade, e fluoretada, esgoto coletado e tratamento”, afirmou. A previsão de entrega da estação de tratamento de esgoto é novembro de 2014.

O investimento, por meio da Sabesp, vai viabilizar a obra de coleta, afastamento e tratamento de esgotos, beneficiando todos os 6,5 mil moradores de Sarapuí. Serão construídas uma estação de tratamento de esgotos; uma estação de bombeamento; 3,7 km de interceptor; 1,5 km de coletor-tronco; 6,6 km de emissário de esgoto bruto por recalque e 4,2 km de emissário de esgoto tratado.

Melhorias para a cidade

Alckmin anunciou uma lista de melhorias para o município. Uma delas a construção de um viaduto, previsto para ser inaugurado em junho do ano que vem, que elimina o acesso em nível à cidade, hoje causador de vários acidentes. O trecho urbano do acesso rodoviário também ganhará melhorias.

O município vai receber ainda uma unidade da Creche Escola (investimento de R$ 1,8 milhão), um Centro de Convivência do Idoso, ambulância 0km, ônibus 0km, caminhão compactador de lixo 0km e uma van para transporte de pacientes. A estrada rural de 10km será incluída no programa Melhor Caminho e os moradores ganharão uma ciclovia de 1,5 km ligando a cidade ao distrito industrial.

Do Portal do Governo do Estado