Governo de SP abre exposição sobre Carlos Marighella

Mostra permanece em exibição na capital paulista até abril do ano que vem

sáb, 07/11/2009 - 15h29 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, deu início à exposição “Marighella” no Memorial da Resistência na capital neste sábado, 7. A mostra sobre Carlos Marighella (1911-1969), personalidade brasileira engajada nas lutas sociais, sobretudo na militância política, permanece em exibição até 25 de abril de 2010.

A abertura contou com uma apresentação de poemas de Carlos Marighella musicados pelo percussionista Dinho Nascimento, que foi acompanhado por Gabriel Nascimento e Cecília Pellegrini. Na sequência, a organização da mostra apresentou a peça “O Amargo Santo da Purificação”, do grupo Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. A exposição tem entrada gratuita e recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30.

Carlos Marighella nasceu em Salvador (BA) e foi um notável personagem da luta política no Estado de São Paulo, principalmente no período de Regime Militar. No final da década de 1940, quando o Brasil passava pela redemocratização após o governo Vargas, foi eleito deputado federal constituinte pelo estado da Bahia.

Enquanto parlamentar, proferiu cerca de 200 discursos em menos de dois anos de mandato, quase sempre defendendo aspirações da classe operária, criticando as condições de vida do povo brasileiro e a penetração do imperialismo no País. Em 1964, após o Golpe Militar, Marighella foi localizado e preso. Morreu em 1969 depois de cair em uma emboscada construída pelos agentes do DOPS, a inteligência do Regime Militar.

Serviço
Exposição Marighella
Data: até 25 de abril de 2010
Visitação: de terça-feira a domingo
Horário: das 10h às 17h30
Onde: Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – São Paulo
Informações: (11) 3335-4990

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo