Governo de São Paulo vai premiar inventores brasileiros

Objetivo é estimular a capacidade inventiva, premiar esforços de pesquisa e divulgar a tecnologia gerada no País

qua, 28/03/2001 - 18h54 | Do Portal do Governo

Objetivo é estimular a capacidade
inventiva, premiar esforços de pesquisa e
divulgar a tecnologia gerada no País

O Concurso Nacional ‘Prêmio Governador do Estado – Invento Brasileiro’, está abrindo suas inscrições para a sua 27ª versão, com o objetivo de estimular a capacidade criativa, premiar o esforço de pesquisas realizadas em novos desenvolvimentos e divulgar a tecnologia gerada no País, para sua efetiva incorporação ao mercado. Um prêmio de R$ 22 mil será concedido ao vencedor pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio do Serviço Estadual de Assistência aos Inventores – Sedai.

Os candidatos podem concorrer com mais de um invento, que devem ter patente concedida ou pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – Inpi. As propostas de inscrição encerram-se no dia 31 de julho e podem ser acompanhadas de materiais como maquete, modelo, protótipo, fita de vídeo, filme e fotografias.

O Sedai é o único órgão nacional de apoio ao inventor. Desde sua fundação em 1952, vem fornecendo serviços gratuitos aos inventores, pesquisadores, professores, pequenos e médios empresários. A atuação também abrange elaboração de pedidos de marcas e patentes e seu acompanhamento em todas as fases de tramitação legal junto ao Inpi. E, principalmente, ações que possibilitem aos inventores a colocação de suas inovações no mercado.

‘Em seus 49 anos de existência, o Sedai elaborou e encaminhou ao Inpi cerca de 19 mil pedidos de patentes, número que corresponde, em média, a quase 400 pedidos por ano’, afirma a diretora da entidade, Dalva Lúcia Maffia. Essa participação chegou a representar, em alguns anos, cerca de 50% do total dos requerentes nacionais.

Nos 26 concursos já realizados pela entidade, houve um total de 3.576 inventos inscritos, com a premiação de 80 inventos, além de 188 menções honrosas. No ano passado, o prêmio foi dividido entre quatro vencedores, dois dos quais da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, um da Duratex e um da Petrobrás. O total de inscritos foi de 134. A Comissão Julgadora concedeu ainda 13 menções honrosas, destacando-se inventos desenvolvidos pelo Centro Técnico Aerospacial (CTA), Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista) e Multibrás Eletrodomésticos.

A Comissão é composta de técnicos de notória capacitação das mais destacadas instituições de ciência e tecnologia do País. A critério da Comissão, o valor do ‘Prêmio Governador do Estado’ pode ser dividido entre inventores isolados e inventores vinculados a instituições, ou por área tecnológica.

‘O progresso da ciência e da tecnologia é um fator crítico no desenvolvimento industrial e econômico das nações, e acreditamos que a concessão de prêmios é decisiva para estimular a criatividade e promover o encorajamento das invenções’, diz a diretora do Sedai, ao destacar que o concurso é um dos mais disputados do Brasil em sua categoria.

O regulamento do concurso foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 28, e os interessados podem fazer a inscrição no Sedai: Av. Engenheiro Billings, 526, Jaguaré, Capital.

Takao Miyagui