Governo de São Paulo vai apresentar propostas para manter fábrica da Brastemp no ABC

Alckmin vai se reunir na próxima terça-feira com diretores da empresa

sex, 02/02/2001 - 20h01 | Do Portal do Governo

Alckmin vai se reunir na próxima terça-feira
com diretores da empresa

A transferência da fábrica da Brastemp, de São Bernardo do Campo para Joinville, em Santa Catarina, resultará no desemprego de mais de mil metalúrgicos. Preocupado com a situação, o governador em exercício, Geraldo Alckmin, reuniu-se nesta sexta-feira com o secretário de Ciência e Tecnologia, José Aníbal, e com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho.
Alckmin convocou uma reunião para a próxima terça-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença dos diretores da Brastemp. Durante o encontro o Governo do Estado apresentará propostas para que a empresa reveja a sua decisão. O secretário José Aníbal informou que o Governo do Estado de São Paulo está disposto a negociar com a Brastemp oferecendo total infra-estrutura, inclusive com investimentos contra enchentes. Ele lembrou que no ano passado a fábrica da Mercedes Benz foi alagada. Afirmou que o problema foi solucionado com a construção pelo Estado de piscinões, além de investimentos em infra-estrutura. Disse que o governo paulista está fazendo investimentos em todo o parque fabril do ABC e pretende estender os mesmos benefícios à Brastemp, inclusive propiciando capacitação profissional. ‘Estamos dispostos a investir em vários setores para que a empresa se mantenha em São Paulo’, disse José Anníbal, descartando qualquer tipo de incentivo fiscal.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Luiz Marinho, informou que a hipótese da transferência para Santa Catarina seria a mão-de-obra mais barata. ‘A média de salário aqui é de R$ 1 mil reais e em Joinville, pouco mais da metade’. afirmou. Ele informou que o sindicato vai realizar uma passeata na manhã de segunda-feira até a porta da fábrica, para cobrar da empresa que mantenha suas atividades em São Paulo’.