Governo de São Paulo vai abrigar novo acervo cartográfico

Arquivo do Estado vai receber parte da coleção do Instituto Geográfico e Cartográfico

qua, 20/05/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

Cerca de 500 fotografias e gravuras, 2,5 mil mapas, cartas e folhas topográficas e 5 mil cadernetas de campo de levantamentos topográficos. Esse é o conteúdo do Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo (IGC) que será transferido para o Arquivo do Estado.

Os documentos mais antigos datam de 1886 e, entre eles, estão preciosidades como cadernetas de campo de 1887 e 1888 do engenheiro, historiador e geógrafo Teodoro Sampaio. Também compõem o acervo uma foto de um trecho do rio Tietê de 1905, que demonstrava seu potencial hidrelétrico e uma planta da cidade de São Paulo de 1881. Tudo será digitalizado e facilitará o acesso público.

Dono da maior coleção cartográfica do país referente a São Paulo, o IGC produz o conteúdo cartográfico do Estado e oferece consultoria técnica a vários órgãos públicos em questões que envolvem o ordenamento administrativo e territorial.

A instituição mantém sob sua guarda cerca de 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico, além de jornais e revistas antigos e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.