Governo de São Paulo reurbaniza Favela México 70 em São Vicente

nd

ter, 23/01/2001 - 18h04 | Do Portal do Governo

Construção exigiu antes retirada de areia do
mar, para aterrar a área, além de dragagem do terreno.
Primeiros 72 sobrados foram entregues sexta-feira, dia 19.

A administração Mário Covas está executando amplo programa de reurbanização da favela México 70, em São Vicente, Baixada Santista, com a construção de moradias populares e completa infra-estrutura de saneamento básico.

Para o projeto de urbanização da México 70 serão construídas no total 1.160 moradias populares numa área de 250 mil metros quadrados. O primeiro conjunto é de 569 casas, do qual 72 sobrados foram entregues na última sexta-feira, dia 19 e as 497 unidades restantes serão entregues até o fim do ano. Outros 304 apartamentos serão construídos ao sul da área e as 287 unidades finais devem ser erguidas em local já urbanizado.
Executadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), as unidades estão sendo construídas pelo sistema Empreitada Global. Com este programa, os empreendimentos são viabilizados por meio de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam as obras de infra-estrutura.

A obra da México 70 está a cargo da CRC Construtora que, para edificar as primeiras unidades, precisou antes remover as famílias para montar um aterro hidráulico no local. A CDHU também fez um tipo de “tapete de areia” no terreno, para viabilizar os trabalhos no local, já que antes a área era invadida pela água do mar. Foram abolidas as perigosas pontes, utilizadas em meio as palafitas.

Somente no conjunto inicial de 569 casas, serão aplicados cerca de R$14,9 milhões. “Além da construção das casas, o Governo do Estado está preocupado com a infra-estrutura, oferecendo água tratada e coletor de esgoto”, informa Geraldo Alckmin, governador em exercício. Os investimentos da Sabesp são de R$ 430 mil, incluindo a execução de rede de distribuição de água, rede coletora de esgotos e ligações domiciliares de água e esgoto. Ainda fazem parte das obras de saneamento básico, a implantação de estações elevatórias, estação de tratamento, emissário de esgoto, comportas, galerias. Também estão sendo realizadas obras de urbanização, com sistema viário, pavimentação, paisagismo, recuperação ambiental, instalação de redes de energia elétrica e implantação de áreas de convívio social.

Com a urbanização da México 70 os moradores do local passarão a ter casas em boas condições de segurança e higiene, dotadas de toda infra-estrutura necessária. Por consequência, os benefícios do programa do Governo também se estenderão para os municípios de São Vicente e Santos.

O prefeito de São Vicente, Márcio França (PSB), disse que a urbanização da favela México 70 está servindo de exemplo para outras cidades de São Paulo e até de outros Estados. Paralelamente às obras da CDHU, está sendo feito o desassoreamento do Canal do Meio, que passa embaixo das casas.