Governo de São Paulo recebe comissão de portuários

Secretário do Trabalho tenta mediação na questão da greve dos portuários, após reunião de lideranças políticas e sindicais de Santos com o Governo

ter, 03/04/2001 - 18h56 | Do Portal do Governo

Secretário do Trabalho tenta mediação na questão
da greve dos portuários, após reunião de lideranças políticas e sindicais de Santos com o Governo

O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, vai tentar uma mediação do Governo do Estado junto ao Tribunal Regional do Trabalho – TRT, para viabilizar uma solução na questão da greve dos portuários de Santos, que entraram em seu sétimo dia paralisação. A decisão foi tomada após um encontro de quase duas horas, nesta terça-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, entre líderes políticos e sindicais de Santos com os secretários estaduais João Caramez, da Casa Civil, e Barelli.

O secretário do Emprego, que tem mantido permanente contato com os órgãos envolvidos no impasse, saiu direto da reunião para um encontro com a presidência do TRT, com o intuito de buscar uma trégua e um prazo de trinta dias para um acordo que contemple as partes envolvidas. Para o representante do Sindicato dos Estivadores de Santos, Ronildo do Nascimento, a reunião foi muito positiva e um avanço político, pois mostrou a disposição do Governo de São Paulo em participar do processo de negociação de uma “categoria de 10 mil trabalhadores que atuam num porto de importância fundamental para a economia do País”. Ele também destacou sua confiança na atuação do secretário, por sua experiência e competência no encaminhamento e resolução de problemas semelhantes.

“O governador acompanha de perto os acontecimentos de Santos e está empenhado em fortalecer uma parceria da União com os municípios para criar uma nova administração regional para o porto de Santos”, disse o secretário da Casa Civil aos integrantes da comissão: prefeito de Santos, Beto Mansur, deputados estaduais da região, vereadores santistas e representantes dos estivadores.