Governo de São Paulo realiza Campanha de Combate a Incêndios em Assentamentos no Estado

nd

qua, 23/08/2000 - 9h08 | Do Portal do Governo

Governo de São Paulo está realizando uma Campanha de Combate a Incêndios em Assentamentos no Estado. Nesta quinta-feira, dia 24, às 9 horas, será realizado no município de Caiuá, a 35 quilômetros de Presidente Venceslau, região oeste do Estado, o primeiro treinamento das brigadas de combate a incêndios nos assentamentos de Maturi, Primavera e Tupanciretã, além de uma palestra ministrada pelo Corpo de Bombeiros.

Esta atividade faz parte da campanha, que é organizada pelo Itesp. Estão sendo distribuídos 300 bonés, 300 camisetas, 5 mil cartilhas e 5 mil folders para a campanha de conscientização e esclarecimento junto aos técnicos, assentados e também nas escolas públicas de 1º e 2º graus, para alunos e professores.

A região do Pontal do Paranapanema foi a escolhida por ser a maior em número de assentamentos no estado de São Paulo, por ter um grande período de seca e pelo elevado número de incêndios que ocorrem por ser uma região plana e de muitas pastagens. O Estado já possui 26 brigadas de incêndio, que são formadas pelos próprios trabalhadores rurais, sendo 13 no Pontal, correspondendo a 29 assentamentos e beneficiando 4.624 famílias.

Muito mais importante do que combater o fogo, é na prevenção às suas causas que o Itesp está empenhado para evitar as queimadas, pois além de prejudicar a fertilidade do solo, podem ocasionar um enorme desastre ambiental.

Na região do Pontal existem 104.871 hectares de assentamentos, sendo que 24 mil hectares (22,93%) são exclusivamente de área verde (reserva legal).

Data: Quinta-feira, dia 29
Horário: 9 horas
Local: Centro Comunitário do Assentamento Maturi – Caiuá-SP.