Governo de São Paulo realiza avaliação do programa estadual de distribuição de leite

Pesquisa começa a ser feita por 'agentes cidadãos' nesta segunda-feira, dia 29

seg, 29/01/2001 - 12h01 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 29, setenta universitários vestindo camisetas amarelas com a inscrição “Agente Cidadão” iniciam uma pesquisa de avaliação dos resultados do Programa VivaLeite do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

Durante quatro meses, esses jovens vão visitar as 3.500 entidades sem fins lucrativos, participantes do projeto, situadas na Capital e na Grande São Paulo, munidos de material de divulgação e de avaliação, tanto das entidades como das famílias beneficiadas.

Os estagiários foram selecionados e treinados pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da SAA. Os estudantes cursam Serviço Social, Ciências Sociais, Nutrição, Comunicação, Administração de Empresas, Economia e Direito.

Com a tarefa de identificar quais as necessidades da comunidade, cada ‘agente cidadão’ obter dados sobre andamento do VivaLeite, além de tirar dúvidas e dar informações para as entidades e famílias usuárias do projeto.

Os agentes vão apresentar ainda conceitos de cidadania, orientações sobre o encaminhamento aos órgãos competentes e, se for o caso, propor a realização de palestras sobre temas específicos, de interesse da comunidade.

Para executar a pesquisa, os estagiários receberam 40 horas de treinamento na Fundap e na Codeagro, além de aprenderem sobre as atividades do Poupatempo, exemplo de excelência do serviço público estadual. Contratados pelo período de um ano, eles também terão sua atividade avaliada, tanto pelas entidades como pelas famílias inscritas no Programa VivaLeite.

Destinado ao atendimento de crianças de seis meses a seis anos de idade, o VivaLeite distribui leite enriquecido com vitaminas para 700 mil pessoas mensalmente. Na região Metropolitana, são 170.701 famílias atendidas, além de 28.350 idosos na Capital.