Governo de São Paulo promove rodada de negócios no Vale do Ribeira

Participaram da atividade produtores agrícolas de comunidades quilombolas e empresas que buscam estabelecer parcerias

qui, 06/02/2020 - 20h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Itesp

Dentro das ações do Programa Vale do Futuro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Itesp, realizou em 30 de janeiro, no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, uma rodada de negócios com produtores agrícolas de comunidades quilombolas e empresas que buscam estabelecer parcerias de comercialização.

O evento contou com a presença do diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Claudemir Peres. Agricultores quilombolas de diversas comunidades estiveram presentes na exposição de produtos.

Do município de Eldorado, participaram as comunidades de Sapatu (banana e artesanato), Ivaporunduva (banana e artesanato), Poça (banana), Nhunguara (banana chips), Abobral Margem Esquerda (banana) e Pedro Cubas de Cima (mandioca). Do município de Iporanga esteve a comunidade de Pilões, com exposição de mel.

Do município de Barra do Turvo, estiveram presentas as comunidades de Pedra Preta/Paraiso (milho e olerícolas) e Cedro (milho e olerícolas). De Registro, a comunidade de Peropava (olerícolas, banana chips e pupunha) foi ao evento, além da Aldeia (peixes), do município de Iguape e de agricultores tradicionais da região.

“O objetivo da rodada de negócios foi colocar frente a frente o produtor e as empresas cadastradas no Programa Cultivando Negócios. A função da Fundação Itesp é intermediar esse contato direto e aproximar os lados para que negócios sejam concretizados. Nosso foco é fazer com que os produtores quilombolas possam vender seus produtos, e assim vão aumentar a lucratividade e a comercialização”, salientou Claudemir Peres.

Selo de Cidadania

Durante o evento, houve a entrega do “Selo da Cidadania – Fortalecendo os Negócios do Campo” para quatro representantes de empresas cadastradas no Programa Cultivando Negócios, simbolizando o compromisso e contribuição das empresas ao desenvolvimento da produção agropecuária do Estado.

Receberam o selo o diretor superintendente do Consaúde de Pariquera-Açu, José Antonio Antosczezem, a representante da Rede Graal Buenos Aires em Registro, Edna Maria, o representante dos supermercados Epa e Minicusto de Eldorado, Wendel José Muniz, e o proprietário da Fouquet Alimentos, Eloi Fouquet.

Cultivando Negócios

O Programa Cultivando Negócios foi lançado recentemente pelo Governo de São Paulo, dentro das ações do Vale do Futuro, potencializando investimentos na região e estimulando o comércio. A iniciativa busca aproximar produtores rurais de assentamentos estaduais, comunidades quilombolas e compradores.

A plataforma digital pode ser acessada na internet pelo endereço www.cultivandonegocios.sp.gov.br. Ela permite que comprador e produtor possam se cadastrar e disponibilizar suas intenções de compra, no caso de empresários e comerciantes, e para o produtor, a quantidade de produto disponível que ele tem em estoque.

Os negociantes podem trocar contatos e finalizar compromissos, levando mais valor aos produtos, gerando lucratividade e escoamento da produção. Somente em 2019, os produtores rurais, que têm assistência pela Fundação Itesp, comercializaram mais de R$ 310 milhões em todo o Estado, num universo pesquisado de 77,5%.

Um dos destaques positivos é o número expressivo da comercialização no município de Eldorado, no Vale do Ribeira. Em 2019, 17 famílias quilombolas comercializaram R$ 1,5 milhão.