Governo de São Paulo promove Mutirão de Emprego e Empreendedorismo em Paraisópolis

O Governo de São Paulo promove nesta segunda-feira (12), em Paraisópolis, o Mutirão do Emprego e Empreendedorismo. Em celebração ao aniversário da comunidade, moradores da região recebem uma série de […]

seg, 12/09/2022 - 12h50 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo promove nesta segunda-feira (12), em Paraisópolis, o Mutirão do Emprego e Empreendedorismo. Em celebração ao aniversário da comunidade, moradores da região recebem uma série de serviços gratuitos ofertados pelo Estado, em uma parceria com o G10 Favelas e o Emprega Comunidade. A iniciativa reúne diferentes serviços voltados ao trabalhador, com vagas de emprego, cursos profissionalizantes e linhas de crédito para empreendedores.

“Os compromissos com a comunidade de Paraisópolis vão desde a área de desenvolvimento social, geração de emprego, defesa da cidadania, a cultura e as melhorias das unidades habitacionais. São Paulo junto com a comunidade Paraisópolis pode mais. Nós vamos construir mais, entendendo as necessidades de todos, seja pelo trabalho de combate à fome, seja por obras que vão destacar a cultura, reforma de casas, seja por serviços de drenagens. Essa parceria vai trazer trabalho, vai trazer amor e vai trazer dignidade”, disse Marcos Penido, secretário de Governo.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, conta com um estande, onde é possível que o trabalhador se cadastre para o encaminhamento às vagas, de acordo com cada perfil. Aqueles que buscam qualificação, podem se inscrever no Programa Via Rápida com cursos profissionalizantes de curta duração.

Aos que desejam iniciar o próprio negócio, o programa Bolsa Empreendedor disponibilizou inscrições, com bolsa de R$ 1 mil associada à qualificação e formalização. O Banco do Povo oferece linhas de crédito, como a Empreenda Rápido e Empreenda Mulher, que conta também com cursos de capacitação empreendedora do Sebrae. Para os negativados na pandemia, a linha Nome Limpo oferece crédito a juro zero.

“Nossa proposta é reunir em um mesmo local uma série de serviços diferenciados e gratuitos, principalmente voltados ao trabalhador, para que a população possa acessá-los, tirar suas dúvidas e se capacitar para o mercado de trabalho”, afirmou Zeina Latif, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Além disso, o Mutirão conta ainda com o projeto Guarda Roupa Social, com doação de roupas para mulheres cis e trans fazerem entrevistas de emprego; palestras do UOL, Google; Periferia pra Faria Lima e ações educativas do Museu das Favelas, da Secretaria de Cultura, com a palestra Gestão e Antirracismo.

A Secretaria da Justiça e Cidadania está presente no evento com os serviços do Centro de Integração da Cidadania, que oferece orientações jurídicas, 2ª via de certidão de nascimento, casamento, óbito, CPF, agendamento para investigação de paternidade, contas de água, energia e telefone, atestado de antecedentes criminais, pesquisa do número do título de eleitor, certidão de quitação eleitoral, entre outros serviços. O Sebrae, o Poupatempo e programas da área social e da pessoa com deficiência estão na ação.

A Praça da Cidadania, do Fundo Social de São Paulo, também participa das comemorações de 101 anos da comunidade de Paraisópolis, com serviços disponíveis à população e apresentações culturais. As ações são promovidas pela ONG Palmeirinha, que administra a Praça da Cidadania, em parceria com a CUFA e outras entidades sociais que atuam em Paraisópolis.

Os serviços ofertados pela Praça da Cidadania se estenderão até o fim da semana, com mostras fotográficas de profissionais da comunidade e imagens dos cursos do Fundo Social para mostrar aos visitantes a importância da qualificação profissional; feira do empreendedor feita pelos alunos e ex-alunos do Fussp, que farão a exposição de produtos de artesanato; moda; gastronomia e inscrição das famílias do bairro no CadÚnico, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura de São Paulo.