Governo de São Paulo prestigia feira e apoia a produção orgânica

Bio Brazil Fair/Biofach America Latina reuniu expositores e mais de 1.200 lançamentos de itens orgânicos certificados

seg, 11/06/2018 - 16h43 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado marcou presença na Bio Brazil Fair/Biofach America Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, realizada na última quinta-feira (7), em São Paulo. Na ocasião, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, reforçou o compromisso da pasta com a produção de itens orgânicos.

Maior evento do setor da America Latina, a Bio Brazil Fair/Biofach America Latina reuniu 167 expositores e mais de 1.200 lançamentos de produtos certificados, como, por exemplo, alimentos cosméticos, roupas, acessórios, produtos pet, funcionais, veganos e vegetarianos. Ao mesmo tempo, foi promovida a Naturaltech 2018 – 14ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde.

“O governador Márcio França recomendou que déssemos uma atenção especial ao setor produtivo, especialmente ao pequeno e médio produtor. A agroecologia é um dogma na atual sociedade, um processo fundamental na produção de alimentos éticos. Temos um grande compromisso com o setor de orgânicos”, ressalta o secretário.

Francisco Jardim enfatizou o potencial de produção agropecuária do Brasil, que passou, nas últimas décadas, de grande importador de alimentos para o quinto maior exportador para cerca de 160 países. “Vivenciamos no Brasil o crescimento do setor produtivo brasileiro e precisamos preservar essa história. A partir dos institutos de pesquisa paulista, foi criada uma estrutura nacional de produção de conhecimento da agropecuária dos trópicos”, acrescenta.

Qualidade

Segundo informações da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, nas últimas décadas, o custo da alimentação era de até 55% do salário do trabalhador, caindo para 17%.

O titular da pasta Estadual entregou a concessão de uso do Selo de Identificação de Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) a três cooperativas e duas associações de produtores rurais: Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecologia de Americana (Cooperacra); Cooperativa de Produtores Familiares de Santa Isabel (Cooaipro); Associação dos Apicultores de Botucatu e Cooperativa de Produtores Agrícolas de Registro e Região (Cooparr).

“A ação garantirá melhor venda ao agricultor que tem um produto de qualidade, pois o grande gargalo dos agricultores, por vezes, não é só na produção, mas como fazer a comercialização”, explica o secretário-adjunto da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Jefferson Coriteac.

Durante a feira, foram realizadas palestras e reuniões, como a da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, da pasta, e a palestra sobre a Transição Agroecológica, projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e Instituto Kairós.