Governo de São Paulo lança site com acessibilidade total

Portal estará no ar a partir desta quinta-feira, 25

qui, 25/09/2008 - 17h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência colocou no ar nesta quinta-feira, 25, portal com acessibilidade digital para qualquer tipo de navegador, como pessoas com deficiência intelectual, auditiva, visual ou física. “A acessibilidade digital é um instrumento seguro de igualdade de direitos, para pleno exercício da cidadania”, defende a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

A secretária explica que a acessibilidade nos sites é importante para que a pessoa com deficiência possa se informar como qualquer outro usuário da internet. “Para esse público, a tecnologia é uma ferramenta de trabalho, uma ajuda técnica que lhe garante atividade e participação com acesso permanente e imediato. Uma pessoa com deficiência usa a tecnologia para desenvolver suas atividades diárias com independência”, afirma Linamara.

Referência

Para garantir a usabilidade e acessibilidade para todas as pessoas, o site tem recursos como o aumento de fonte para usuário com baixa visão, contraste para auxiliar a navegação da pessoa daltônica, compatibilidade com diferentes leitores de tela e vídeos legendados para a pessoa surda. 

O site tem certificação nacional e internacional de instituições como a W3C- WAI-AAA, que desenvolve padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a web. Elza Ambrósio, web designer da Secretaria que acompanhou o desenvolvimento do site, conta que o portal obteve nota 10 do programa Examinator, um dos softwares de leitura de tela mais exigentes do mercado. O conteúdo do portal é totalmente voltado para assuntos de interesse da pessoa com deficiência e para a divulgação das ações da secretaria.

O portal estréia como referência em acessibilidade em serviço digital oferecido por uma instituição governamental. “É uma vitória termos conseguido oferecer este nível de excelência em acessibilidade digital para toda a população”, conclui Linamara.

Acesse e conheça: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Mariana Garbin