Governo de São Paulo lança Programa de Ensino Profissionalizante no Estado

Com 50 mil vagas, Programa Profissão ficará com inscrições abertas de 20 a 23 de março nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio

seg, 19/03/2001 - 13h19 | Do Portal do Governo

Com 50 mil vagas, Programa Profissão ficará com inscrições abertas de 20 a 23 de março nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio. Os interessados poderão obter informações pelo telefone 0800 10 87 10 ou pelo site www.programaprofissao.sp.gov.br

O Governo do Estado está lançando nesta segunda-feira, dia 19, um programa inédito de ensino profissionalizante que oferecerá 50 mil novas vagas em 38 cursos técnicos, além de estágios, para alunos da rede estadual que concluíram o ensino médio em 2000. O lançamento acontece em São Paulo com as presenças do governador Geraldo Alckmin e da secretária da Educação, Rose Neubauer.

Orçado em R$ 50 milhões, o Programa Profissão será desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação por meio de um convênio com o Serviço Nacional do Comércio (Senac). O objetivo é preparar estudantes que precisam se qualificar para competir no mercado de trabalho. O programa atingirá 55 municípios de praticamente todas as regiões do Estado, com prioridade para as áreas metropolitanas, como a Grande São Paulo, com maiores problemas de desemprego.

‘É a primeira vez que o Estado se associa a uma entidade especializada como o Senac para oferecer a um número tão grande de estudantes uma alternativa eficaz de habilitação profissional ‘, explica a secretária Rose Neubauer.

Após detalhada análise, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, decidiu oferecer cursos voltados para ocupações ou profissões emergentes, com demanda crescente no mercado de trabalho.

Os cursos estão divididos em 11 grandes áreas, a maioria, no setor de serviços: Artes; Design; Gestão e Negócios; Hotelaria, Turismo e Lazer; Informática; Meio Ambiente; Moda; Publicidade; Saúde; Telefonia, Telecomunicações e Geral.

O Programa Profissão envolve 181 escolas: 134 na Grande São Paulo(incluindo 66 na Capital) e 47 escolas no interior e Baixada Santista. Como o programa prevê aulas práticas, algumas das escolas vão receber equipamentos do Senac, como laboratórios de informática, ambientes de serviço de restaurantes e equipamentos de análise ambiental. Quando o curso exigir uma infra-estrutura muito complexa, os alunos assistirão aulas nas unidades do Senac.

‘Além do equipamento, os alunos terão aulas com um corpo docente formado por profissionais atuantes no mercado e preparados didaticamente pelo Senac para dar cursos de qualificação profissional’, informa o coordenador do projeto no Senac, Francisco de Moraes.

No final do curso, a Secretaria da Educação e o Senac vão unir esforços para dar oportunidade aos alunos de fazerem estágios não remunerados, por um período de um mês.

Qualificação Profissional

Hoje, 75% das 400 escolas com cursos profissionalizantes da Secretaria de Educação oferecem formação apenas na área do magistério. Para as outras áreas, as secretarias da Educação e da Ciência e Tecnologia oferecem cursos profissionalizantes para 60 mil alunos.

O Programa Profissão, com 50 mil novas vagas, oferece cursos na área de serviços, cuja importância vem crescendo nos grandes centros urbanos paulistas. Paralelamente à seleção dos cursos com boas chances de empregabilidade aos alunos, a Secretaria de Educação fez uma pesquisa no final de 2000 com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio para conhecer melhor o estudante a ser atendido pelo programa. De 600 mil formandos, a amostragem englobou 1.600 estudantes residentes na Capital, dos quais 1.102 responderam o questionário elaborado pela secretaria.

Do universo tabulado, 67% disseram que não pretendem entrar na faculdade este ano. Em contrapartida, 93% manifestaram interesse em freqüentar um curso profissionalizante. Pouco mais da metade (54%) não trabalha. A maioria (90%) informou estar disposta a se deslocar para outro bairro para freqüentar um curso profissionalizante.

Leia também:

* Programa Profissão: Saiba como se inscrever

* Programa Profissão: Conheça os cursos oferecidos e os municípios onde as aulas serão ministradas