Governo de São Paulo forma público para o cinema nacional

Programa Vá ao Cinema distribuiu mais de 2 milhões de ingressos só em 2009

qui, 18/03/2010 - 16h08 | Do Portal do Governo

Para estimular e formar um público para o cinema brasileiro, o Governo de São Paulo mantém o Programa Vá ao Cinema, que distribui gratuitamente ingressos aos alunos do ensino médio das escolas da rede pública para curtirem os filmes nacionais. A ideia da iniciativa é resgatar os cinemas ameaçados de fechamento, formar público e promover o acesso da população do interior às produções nacionais. Só no mês de março, a Secretaria da Cultura distribuirá 200 mil ingressos em 20 municípios do Estado. Ao longo de 2010, serão entregues 2,4 milhões de vales em aproximadamente 115 cidades.

Os monitores, que visitam as escolas e informam os alunos sobre o conteúdo dos filmes e funcionamento do programa, são os responsáveis pela distribuição dos vale-ingressos. Os exibidores devem promover, no mínino, duas sessões diárias – uma para a tarde e outra para a noite.

Serão atendidas, entre os dias 5 de março e 1º de abril, as cidades de Andradina, Birigui, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ibiúna, Itapira, Matão, Mogi das Cruzes, Osvaldo Cruz, Pederneiras, Piraju, Presidente Venceslau, Registro, São João da Boa Vista, São Sebastião, Serra Negra, Tatuí, Tupã e Vargem Grande do Sul. Cada cidade tem a liberdade de escolher os filmes nacionais em cartaz nos cinemas e recebem 10 mil vale-ingressos.

O programa, lançado em 2007, é realizado em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Em apenas dois anos, atingiu números recordes: levou mais de 2,1 milhões de pessoas aos cinemas de 115 cidades paulistas só no ano passado. Em 2007, o Vá ao Cinema esteve em 30 municípios, atingindo 165 mil pessoas. Em 2008, chegou a 117 municípios, incluindo a capital, com a distribuição de 1,9 milhão de vale-ingressos.

Além disso, para estimular o cinema nacional, o Governo de São Paulo anunciou na última terça, 16, a entrega de 40 projetores digitais para cidades que não possuem salas de cinema. São conjuntos de equipamentos de exibição (uma tela, um projetor de vídeo e um leitor de DVD) e sonorização (uma mesa de som, duas caixas não amplificadas e um amplificador de potência).

A doação dos projetores, inédita no Estado, tem o objetivo de incentivar a criação de salas de exibição de filmes, democratizando o acesso às obras audiovisuais e a formação de um público crítico, além de fomentar a exibição e o intercâmbio e divulgação de informações.

O equipamento vai para as seguintes cidades: Agudos, Andradina, Anhumas, Apiaí, Araçoiaba da Serra, Arujá, Avaí, Bananal, Borborema, Cachoeira Paulista, Capela do Alto, Casa Branca, Castilho, Cubatão, Dobrada, Dois Córregos, Estrela d´Oeste, Fartura, Floreal, Ilha Solteira, Jandira, João Ramalho, Macatuba, Miracatu, Nova Odessa, Novo Horizonte, Oscar Bressame, Orlândia, Palmital, Presidente Epitácio, Quatá, Rifaina, Santa Branca, Santa Izabel, Santana de Parnaíba, Serrana, Taguai, Tanabi, Taquarituba e Três Fonteiras. Nelas, espaços públicos como auditórios e bibliotecas e poderão ser utilizados para a instalação dos projetores digitais.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo com informações da Secretaria de Cultura