Governo de São Paulo escolhe padrão de PPP da Linha 6-Laranja do Metrô

O projeto servirá de parâmetro; benefício é a redução no prazo de início efetivo das obras

qui, 12/07/2012 - 20h33 | Do Portal do Governo

O vice-governador, Guilherme Afif, presidente do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, decidiu nesta quinta-feira, 12, qual será a modelagem da futura Linha 6-Laranja do Metrô. A obra será construída e operada pela iniciativa privada, por meio de uma Parceria Pública-Privada (PPP).

O modelo foi definido por meio de propostas recebidas de três empresas com respaldo do Banco Mundial. Desta forma, o governo busca atrair também empresas internacionais assim que for aberta a licitação. “A PPP traz uma grande vantagem sobre obra pública, em termos do tempo e aprovação, esperamos fechar esse projeto em 20 meses enquanto um projeto de obra pública com financiamento demora 54 meses para começar”, afirmou Afif.

A obra entra em licitação em janeiro de 2013 e deve começar a ser executada no início do segundo semestre do mesmo ano. Durante reunião também nesta quinta-feira, 12, o governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância da nova linha. “A Linha 6-Laranja será integradora e proporcionará mais sinergia ao transporte metroferroviário. A linha sairá de São Joaquim, passará pelas universidades, cruzará o Rio Tietê e irá até a Freguesia do Ó e Brasilândia. Trata-se de uma grande obra”.

Do Portal do Governo do Estado