Governo de São Paulo envia equipes de ajuda a Santa Catarina

As aeronaves paulistas deixaram o Campo de Marte às 6h30 desta terça-feira

ter, 25/11/2008 - 12h02 | Do Portal do Governo

Por determinação do governador José Serra, o Governo do Estado de São Paulo está mobilizando pessoal e equipamentos para ajudar os moradores de Santa Catarina afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Ao todo, são três helicópteros, 10 viaturas, 54 homens especializados em resgates e três cães treinados para localização de corpos.

Dois helicópteros da Polícia Militar (Águia 6 e Águia 11), com nove policiais do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, que partiram na manhã desta terça-feira, já estão na cidade de Navegantes, ajudando no resgate de vítimas, sob coordenação da Defesa Civil de Santa Catarina.

Ainda hoje, partirá para aquele estado outro helicóptero, da Polícia Civil, com quatro policiais. Por terra, seguirão dez viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros, cada uma com equipe composta por quatro bombeiros. Esses 40 bombeiros vão colaborar no resgate de pessoas em locais isolados pelas águas.

Também seguem para Navegantes o coronel Luiz Massao Kita, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, e o tenente Fernando Carvalho Ricardo, que vão colaborar com as autoridades catarinenses na coordenação dos trabalhos de atendimento às vítimas da catástrofe.

A pedido do governo catarinense, o Governo do Estado de São Paulo envia também uma equipe de geólogos, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do Instituto Geológico, da Secretaria do Meio Ambiente.