Governo de São Paulo envia caminhões com doações para Santa Catarina

A Defesa Civil de SP continua trabalhando em coordenação com as autoridades de SC no atendimento às vítimas

sáb, 29/11/2008 - 12h42 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo continua empenhado na reconstrução de Santa Catarina, que sofre as conseqüências das fortes chuvas dos últimos dias. Somando esforços, o Estado trabalha em diferentes frentes. Partiram na última sexta-feira, 29, do Fundo Social de Solidariedade, cinco caminhões carregados de doações. São 26 mil litros de água, 26 mil peças de vestuário, 500 cobertores, três mil quilos de alimentos e três mil produtos de higiene pessoal. Mobilizada, a Sabesp enviou, na última quinta-feira, 27, cerca de 48 mil litros de água.

Ainda em prol dos catarinenses, A TV Cultura promove no próximo domingo, 30, das 20h às 22h, no Anhembi, um grande show aberto ao público. O ‘SOS Santa Catarina’ reunirá grandes nomes da MPB para incentivar a doação de cobertores e garrafas de água.

A Defesa Civil de São Paulo continua trabalhando em coordenação com as autoridades de Santa Catarina no atendimento às vítimas da catástrofe. Diariamente, são realizados inúmeros resgates de pessoas que ainda estão em áreas de risco, buscas por desaparecidos, transporte aéreo de mantimentos, vistoria de pontes e reparação da rede elétrica das cidades castigadas.

SOS Santa Catarina

Promovido pela TV Cultura, em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo e Defesa Civil de São Paulo, o evento “SOS Santa Catarina” contará com a presença de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Ed Motta, Chico César, Fabiana Cozza, Simoninha, Jairzinho Oliveira, Trio Virgulino, Quinteto em Branco e Preto, e Lecy Brandão, além da turma do Cocoricó e apresentadores da emissora. A TV Cultura ainda aguarda a confirmação de outros artistas convidados.

Mais do que um evento, esta iniciativa visa mobilizar a população e divulgar todas as formas de doações que podem ser feitas em benefício das milhares de pessoas desabrigadas no Sul do país.

Para participar do show, que será transmitido ao vivo pela TV Cultura, cada pessoa deve levar uma garrafa de água mineral ou cobertor. A entrada será feita pelo portão 34, a partir das 18h. O estacionamento, gratuito, poderá ser acessado pelo portão 30.

Para os internautas, há ainda um site do “SOS Santa Catarina” – www.tvcultura.com.br/sossc -, que trará os endereços dos postos de coleta; sites úteis; vídeos de matérias apresentadas no Jornal da Cultura sobre o tema; blogs que estão fazendo cobertura especial; e imagens, ao vivo, dos bastidores do show.

A TV Cultura dará continuidade à campanha “SOS Santa Catarina” no decorrer da próxima semana, quando a população poderá fazer doações nas bases da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Subprefeituras e no Fundo Social de Solidariedade. A população também poderá contribuir com depósitos em dinheiro no Banco do Brasil, agência 3582-3, conta corrente 80.000-7, em nome do “Fundo Estadual da Defesa Civil” – CNPJ 04.426.883/0001-57.

48 mil litros de água

A Sabesp doou, ontem, 27, cerca de 244 mil copos de 200 ml que totalizam 48 mil litros de água para os desabrigados de Santa Catarina. As caixas foram enviadas por aviões e helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além disso, uma das entidades ligadas à empresa, a Associação Sabesp, está mobilizando suas diretorias regionais e departamentos para arrecadar produtos de higiene pessoal às vítimas, como xampu, sabonete, creme dental, escovas de dente, pentes, fraldas, cotonetes, algodão e absorventes.

Onde doar

A Unidade de Negócio – localizada na região sul da cidade de São Paulo – receberá, a partir de segunda-feira, 1º/12, doações para as vítimas de Santa Catarina. Para isso, coloca à disposição as agências dos municípios de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e da zona sul da capital – agências de Grajaú, Capela do Socorro, Americanópolis e nos postos da Sabesp no Poupatempo de São Bernardo do Campo e de Santo Amaro.

A Unidade de Negócio Vale do Ribeira – localizada no município de Registro – também está envolvida em campanha para arrecadação de peças de roupas e itens de alimentação não-perecível. Os interessados podem levar as doações na recepção da Unidade de Negócio Vale do Ribeira – Endereço: Rua Professor Antônio Fernandes, 155, em Registro.

Os produtos doados serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que os enviará a Santa Catarina.

Em andamento

O Governo do Estado de São Paulo continua mobilizando pessoal e equipamentos para ajudar os moradores de Santa Catarina afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Ao todo, são três helicópteros, 10 viaturas, 54 homens especializados em resgates e três cães treinados para localização de corpos.

Dois helicópteros da Polícia Militar (Águia 6 e Águia 11), com nove policiais do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, que partiram na manhã d última terça-feira, continuam na cidade de Navegantes, ajudando no resgate de vítimas, sob coordenação da Defesa Civil de Santa Catarina.

Na última terça-feira, 25, partiu para aquele estado outro helicóptero, da Polícia Civil, com quatro policiais. Por terra, seguiram dez viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros, cada uma com equipe composta por quatro bombeiros. Esses 40 bombeiros estão colaborando no resgate de pessoas em locais isolados pelas águas.

Também seguiram para Navegantes o coronel Luiz Massao Kita, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, e o tenente Fernando Carvalho Ricardo, que estão colaborando com as autoridades catarinenses.

A pedido do governo catarinense, o Governo do Estado de São Paulo enviou também uma equipe de geólogos, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do Instituto Geológico, da Secretaria do Meio Ambiente.