Governo de São Paulo entrega mais 148 veículos às Polícias Civil e Militar na Capital

(Com fotos)

sáb, 26/02/2000 - 17h48 | Do Portal do Governo

O vice-governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, dia 26, mais 148 veículos às Policias Civil e Militar, para reforçar o patrulhamento nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da Capital. Desse total, 100 são viaturas e 48 são motos. ‘Até o meio do ano, o Governo completará a entrega de 1.100 viaturas, 500 motos e cinco helicópteros’, disse Alckmin ao participar da solenidade, em Pirituba, como parte das comemorações dos 115 anos do bairro.
As novas viaturas fazem parte do lote de 873 carros e 400 motos comprados em 1999 com um investimento de R$ 33,58 milhões. Além dos coletes à prova de bala, houve também a aquisição de armas, detectores de metais, entre outros itens para aumentar a segurança pessoal dos policiais. Desde 1995, o Governo paulista já investiu quase R$ 250 milhões em viaturas, helicópteros, equipamentos de informática, além de armas, coletes e munições.
‘O Governo Mário Covas tem feito grande esforço na área de Segurança Pública. Reconhecemos as dificuldades, pelo crescimento da violência, mas estamos agindo’, disse Alckmin, acrescentando que São Paulo é a terceira região metropolitana do mundo, concentrando 17 milhões pessoas. ‘Temos 0,1% do território nacional, praticamente 10% da população brasileira. É um enorme conglomerado humano com distâncias sociais muito grandes e dificuldades sócio-ecônomicas também, exacerbando a violência’.
Segundo Alckmin, o Governo está agindo em duas frentes na Segurança Pública: protegendo o cidadão e prendendo os delinqüentes. O vice-governador informou que cinco anos atrás o sistema prisional tinha 54 mil presos e hoje são 83 mil. ‘Sinal de que a Polícia está trabalhando e que o Governo vem dotando-a de instrumentos para isso’, completou. Um dos grandes avanços, lembrou ele, tem sido a expansão da Polícia Comunitária, que vem estreitando o convívio com a população, por meio das suas 225 bases espalhadas na Capital.
A solenidade de entrega das novas viaturas contou com as presenças do secretário chefe da Casa Civil, Celino Cardoso, e o secretário-adjunto de Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi, além de deputados, vereadores e lideranças comunitárias. Após o desfile das viaturas e motos, houve apresentação de fanfarras das escolas públicas de Pirituba em comemoração ao aniversário do bairro.