Governo de São Paulo discute parcerias culturais

Universidades paulistas e TV Cultura serão beneficiadas com projetos

qui, 27/04/2006 - 15h38 | Do Portal do Governo

Estabelecer parcerias e convênios culturais entre o Governo de São Paulo e Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, para beneficiar universidades paulistas e a TV Cultura foi o tema do encontro entre o Governador Cláudio Lembo e o embaixador José Jerônimo Moscardo de Souza, presidente da FUNAG, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.

A audiência foi realizada na última terça-feira, 25, no Palácio dos Bandeirantes.

Além das parcerias, o embaixador prometeu ao governador Lembo a entrega de um busto de Alexandre de Gusmão ao Palácio dos Bandeirantes, que será colocado em um dos salões do Palácio para visitação pública.

Sobre Alexandre Gusmão

            Diplomata e estadista luso-brasileiro nascido em Santos (1685-1753), destacou-se pela atuação na corte de Dom João V, notadamente na negociação com a Espanha, do Tratado de Madri (1750), que definiu os limites do território colonial do Brasil com a América Espanhola. Por esse tratado, revogou-se o limite formalmente estabelecido pelo meridiano de Tordesilhas (1494), triplicando-se o território o qual, originalmente, caberia a Portugal e que viria a constituir, em sua maior parte, o Brasil atual.

Sobre a Fundação

            A Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG) é uma instituição de direito público, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Promove atividades cultural, acadêmica e pedagógica, além de resgatar a memória diplomática brasileira. A Fundação firma termos cooperativos com instituições e organismos públicos e privados nacionais e internacionais.

Manuela Sá