Governo de São Paulo cria três novas escolas indígenas

Unidades atendem cerca de 80 alunos de aldeias indígenas nas cidades de Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe

qui, 19/04/2012 - 18h03 | Do Portal do Governo

Hoje, Dia do Índio, São Paulo ganha três novas escolas estaduais indígenas. O decreto do governador Geraldo Alckmin, publicado nesta quinta, 19, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, cria as escolas estaduais indígenas Aldeia Tekoa Mirim, na cidade de Praia Grande, Aldeia Tangará, em Itanhaém, e Aldeia Nhamandu, em Peruíbe.

As três escolas, que pertencem à Diretoria Regional de Ensino de São Vicente, já atendem cerca de 80 alunos em espaços construídos pelas próprias comunidades. A partir do decreto de criação das unidades, serão instalados nas três aldeias prédios com os mesmos padrões de outras escolas indígenas da rede estadual. O cronograma de implantação será divulgado posteriormente.

“A necessidade de construção de escolas indígenas nos territórios das aldeias garante aos indígenas a preservação de sua organização social e de seus costumes, línguas, crenças e tradições. A escola indígena deve ser comunitária, intercultural, bilíngue ou multilíngue, específica e diferenciada para assegurar o respeito à diversidade étnica e cultural”, declarou o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Secretaria de Estado da Educação