Governo de São Paulo conclui operação na Baixada Santista

Corpo do último desaparecido foi encontrado pelos Bombeiros, após as fortes chuvas que atingiram a região neste mês

qua, 18/03/2020 - 9h33 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros concluíram os trabalhos de buscas e salvamento das vítimas das fortes chuvas que atingiram a região da Baixada Santista na madrugada de 3 de março. As equipes que atuavam na região do Morro do João Guarda, no Guarujá, encontraram, por volta das 19h50 desta terça-feira (17), o corpo da última vítima desaparecida.

Os trabalhos de resgate, salvamentos e identificação das vítimas tiveram início logo após o incidente, por meio de uma ação integrada entre diferentes órgãos do Governo, entre eles, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, com o Comando de Aviação da PM, o Canil, Policiamento Ambiental, CPI-6, Polícia Civil e Técnico Científica. Mais de 2 mil profissionais de diversos órgãos foram empenhados nessa operação.

As ações foram concentradas nos morros do João Guarda e nos morros do Engenho e do Macaco, em Guarujá; no Parque Prainha e na Vila Valença, em São Vicente; e nos morros da Fontana, Penha e do Tetéu, em Santos.

Polícia judiciária

Paralelamente ao trabalho de resgate, a Polícia Civil realizou as ações de polícia judiciária, com a requisição dos exames necessários e a emissão de documentos. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica, por meio do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), realizou os trabalhos de perícia e identificação das vítimas em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

Com a vítima encontrada nesta terça-feira (17), foram registradas 45 mortes nos três municípios em razão das chuvas.