Governo de São Paulo autoriza construção de casas para índios Guarani

nd

ter, 01/08/2000 - 16h39 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo acaba de formalizar uma iniciativa pioneira no Estado, autorizando a construção de 50 casas (ocas) para os índios da etnia Guarani, da aldeia do Rio Silveira, localizada em São Sebastião.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) repassará os recursos necessários para a prefeitura do município, estimados em mais de R$ 700 mil, e que executará a construção, além das obras de infra-estrutura.

Em 1º de junho de 1998 foi assinado o Decreto n° 43.132, pelo governador Mário Covas, autorizando a CDHU a elaborar um diagnóstico que apontasse as condições de moradia dos índios no Estado. Inúmeros encontros e consultas foram realizadas com lideranças de várias tribos, que tiveram oportunidades múltiplas de expor seus pensamentos e o que pretendiam em termos de habitação.

Assim, chegou-se ao consenso de que cada nação indígena escolherá o material para erguer suas ocas, variando entre madeira, sapé ou alvenaria. Na aldeia do Rio Silveira estão previstas trinta e oito unidades com 57.14 metros quadrados de área construída e doze com 47.14 metros quadrados. Atualmente, a tribo reside em casas feitas de barro e pau-a-pique, cobertas de sapé e palha de guaritana. Na aldeia já existe um posto médico da Funai e uma escola municipal de 1° grau prestando os serviços básicos e necessários na área da saúde e educação. O posto médico funciona das 7 às 18 horas e conta com um auxiliar de enfermagem, um dentista, além de um médico. A escola tem três professores da rede municipal, que dão aulas para 76 crianças e outros três professores índios, possibilitando as crianças aprenderem duas línguas.

O objetivo do Governo de São Paulo é estender os benefícios a outras aldeias do Estado sempre respeitando os costumes e as idiossincrasias das nações indígenas.

Povo Guarani

São aproximadamente trinta mil índios representando o grupo em todo o Brasil. Eles estão localizados nos litorais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, eles estão fixados nas regiões oeste e metropolitana, e nos litorais Sul e Norte. Os índios da aldeia Rio Silveira, mais de 200, trabalham com a confecção de artesanato, extração de palmito, comercializados nas feiras livres da cidade de São Sebastião e nos municípios próximos. Também pescam nos rios Ribeirão Silveira e Ribeirão Vermelho.