Governo de São Paulo anuncia edital de parceria em pesquisa com bezerros leiteiros

Projetos ocorrerão em unidade de referência em inovação tecnológica do Instituto de Zootecnia localizada em Ribeirão Preto

sex, 17/01/2020 - 17h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/agricultura e Abastecimento

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), anunciou a publicação de Edital Chamamento Público que busca celebrar parcerias de Cooperação Técnico Científica com a iniciativa privada, para o desenvolvimento de soluções inovadoras de produtos e processos na criação de bezerros leiteiros jovens machos e fêmeas.

Os projetos ocorrerão na Unidade de Referência em Inovação Tecnológica e Pesquisa de Bezerros Leiteiros do IZ localizada na unidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Para desenvolver a pesquisa, será implantada uma unidade de criação de bezerros ao desenvolvimento de projetos em novos produtos e tecnologias nas áreas de nutrição, alimentação, sanidade, imunologia, manejo, bem-estar animal, e de zootecnia de precisão com bezerros(as) em aleitamento e após o desmame, nos diversos sistemas de criação.

Será formada uma equipe de pesquisadores procedentes do IZ, técnicos das empresas parceiras, pesquisadores de outras instituições e universidades públicas ou privadas.

Tecnologia

Haverá a difusão e posterior adoção de novas tecnologias e técnicas desenvolvidas pela unidade ou empresas parceiras. As difusões poderão ser feitas com dias de campo, palestras, eventos técnicos para agentes extensionistas e produtores, site, entrevistas para imprensa via Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento do IZ, e em eventos programados dentro e fora do Estado.

Existirá uma equipe de pesquisadores procedentes do Instituto, agentes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), e técnicos das empresas parceiras.

Também será possível estabelecer convênios com universidades, colégios técnicos e associações de produtores para o treinamento de recursos humanos e de funcionários treinados especificamente para manejar bezerros jovens na Unidade de Referência do IZ.

Parceria

Todo o trâmite de cooperação será intermediado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), juntamente com empresas interessadas. Será formalizado Instrumento para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco, sem envolvimento de transferência de recursos financeiros estaduais.

A parceria a ser celebrada terá vigência de até cinco anos, com o termo de cooperação publicado no Diário Oficial. As empresas interessadas podem acessar o edital para detalhes e enviar suas propostas de projetos, dentro do prazo proposto nos documentos, pelo acesso ao endereço eletrônico http://portal.fundepag.br/editais.