Governo dá oportunidade aos que não terminaram o ensino fundamental e médio

Educação para Jovens e Adultos conta com novo material para 2010 e já tem 279 mil inscritos

qui, 11/02/2010 - 12h51 | Do Portal do Governo

Cerca de 279 mil pessoas já se inscreveram para participar, na modalidade presencial, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada. Em 2009, 512,8 mil alunos freqüentaram as aulas da modalidade, que é oferecida em aproximadamente três mil escolas da rede estadual.

No segundo semestre do ano passado, a Secretaria da Educação iniciou reformulações no EJA, que serão completamente implantadas até 2011. Dentre essas mudanças, a implantação da proposta curricular elaborada pela Secretaria para o ensino regular também na Educação de Jovens e Adultos.

Outra novidade é o Caderno do Professor, especialmente elaborado para atender às necessidades específicas deste ensino. Com isso, os docentes terão em mãos um guia completo que vai nortear todas as atividades pedagógicas em sala de aula. Este ano, os alunos também receberão o Caderno do Aluno, material didático composto por cadernos específicos de cada disciplina. Os dois cadernos já são utilizados pelo ensino regular da rede.

O material da EJA segue a proposta curricular estabelecida pela secretaria e é dividido em disciplinas que compõem as quatro áreas do conhecimento: matemática, linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas e tecnológicas.

Para se inscrever na EJA referente ao Ensino Fundamental, o aluno deve ter, no mínimo, 16 anos. Para matrícula no Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos. Em ambos os casos, é necessário que o candidato tenha alcançado a idade mínima estabelecida até o início das aulas.

As matrículas continuam abertas, tanto para os cursos presenciais quanto para os semipresenciais e podem ser feitas nas escolas da rede que oferecem a modalidade. O aluno interessado deve comparecer à unidade portando certidão de nascimento, RG e uma declaração da última escola onde estudou – caso tenha iniciado os estudos em outro lugar. “A Educação de Jovens e Adultos é uma importante ferramenta para que todos aqueles que, por algum motivo, não puderam concluir os estudos”, diz o secretário Paulo Renato Souza.

Para informações sobre locais de inscrição da EJA, o estudante pode entrar em contato pelo telefone 08007700012, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Da Secretaria da Educação e do Portal do Governo de São Paulo