Governo dá condições de ressocialização a reeducandos e detentos

Daspre, Pintando a Liberdade e programas da Fundação CASA ajudam na reinserção social

ter, 27/04/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Promover cursos profissionalizantes para reinserir no mercado de trabalho detentos e jovens reeducandos, o Governo de São Paulo realiza várias ações a fim de melhorar a sociabilidade, a auto-estima e estimular, através de parcerias e programas, a ressocialização.

E para dar ainda mais condições de ressocialização aos detendos, começaram na segunda-feira, 26, as aulas dos cursos do Programa Estadual de Qualifcação Profissional para 580 detentos que cumprem pena em regime semi-aberto ou que estão em vias de sair de unidades. A iniciativa faz parte do Programa de Inserção de Egressos do Sistema Penitenciário (Pró-Egresso), lançado em dezembro de 2009 para estimular a inclusão – na sociedade e no mercado de trabalho – de egressos das penitenciárias paulistas, por meio de programas da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O Pró-Egresso é uma parceria entre a SERT, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC).

Os 580 detentos, que receberão bolsa-auxílio de R$ 210, estão divididos em 29 turmas e farão cursos de eletricista, pedreiro, pintura e texturização residencial, panificação e confeitaria, assistente de logística, assistente administrativo, produção de mudas em viveiros, horticultura, garçom, recreacionista e almoxarife / estoquista. Leia mais aqui.

Daspre

Fruto de um projeto social desenvolvido pela FUNAP – Fundação de Amparo ao Preso – a Daspre nasceu para reconhecer, aprimorar e distribuir o artesanato produzido pelas detentas do Estado de São Paulo. Com a terceira oficina de produção na Penitenciária Feminina da Capital, no Carandiru, são 31 detentas trabalhando na produção de bolsas, almofadas, chinelos, caixas decoradas, brinquedos e produtos confeccionados em patchwork (técnica com retalhos de tecido) e fuxico. Além da produção, as sentenciadas aprendem a calcular os custos de matéria-prima e da mão de obra e a definir o valor final de venda das peças.

O catálogo de produtos engloba hoje 30 itens e as vendas vêm crescendo desde a criação da marca, em julho do ano passado. A seleção das participantes da Daspre é feita pela Funap e leva em conta as habilidades para o artesanato e costura e o bom comportamento. No Carandiru, 500 das 806 detentas participam das oficinas para tentar uma vaga no projeto que oferece às detentas um salário, a diminuição de pena e a chance de um trabalho após a saída da prisão. Leia mais aqui.

Pintando a Liberdade

Inaugurado em 28 de junho de 2004, na Penitenciária Nilton Silva, em Franco da Rocha, o programa Pintando a Liberdade é uma parceria do Ministério do Esporte em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Seu objetivo é a confecção de material esportivo, como bolas de futebol de campo, de futebol de salão, de basquete, de vôlei, redes, bolsas e agasalhos esportivos, com a mão-de-obra de detentos do regime fechado. O material produzido nas penitenciárias vinculadas ao programa é distribuído em órgãos públicos como creches, escolas, quartéis das polícias militares, escolas técnicas, prefeituras e entidades que desempenham trabalhos sociais. Entre os benefícios do programa estão a remissão da pena dos detentos participantes, a profissionalização do interno e a produção de material esportivo de boa qualidade com baixo custo. 

Fundação CASA

Atividades esportivas, redução de 29% para 14% no índice de reincidência e desenvolvimento de diversas atividades esportivas e culturais marcam, atualmente, o dia a dia dos internos da Fundação. São oferecidos ao jovens reeducandos cursos profissionalizantes, aulas de skate – que além de divertir fazem muito mais do que ensinar os adolescentes a andar de skate. A analogia entre o aprender a usar o skate, cair, levantar e começar de novo é feita com as dificuldades que trouxeram o adolescente para a Fundação – Projeto Guri, Olimpíadas Culturais e Esportivas e outros. Leia mais aqui e aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações das Secretarias da Administração Penitenciária, do Esporte, Lazer e Turimos e da Fundação CASA