Governo cria rede de tecnologia para capacitar servidores públicos à distância

Denominado de Tec-Reg, programa integra unidades de ensino, visando apoiar ações de gestão, capacitação e formação dos servidores públicos

seg, 05/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Governador de São Paulo, José Serra, assinou decreto que institui o Programa de Tecnologia para a Rede de Escolas de Governo (Tec-Reg).  O objetivo da medida é promover, por meio de tecnologias da informação e comunicação, a integração de unidades governamentais de ensino, visando apoiar ações de gestão, capacitação e formação dos servidores públicos paulistas. O decreto foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 2 de outubro. 

A Tec-Reg ficará sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, com o apoio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Por meio de suportes da tecnologia da informação – entre eles, a videoconferência – o programa veiculará produtos de natureza formativa, gestão e comunicação. 

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, destaca a importância do uso de novas ferramentas como forma de gestão e difusão de informação. “Hoje é preciso aplicar o que se tem de mais moderno para difundir o saber. A Tec-Reg nasce, justamente, com este propósito, que é o de espalhar o conhecimento de maneira ágil, eficaz e com baixo custo, para o maior número possível de pessoas”, diz. 

Além de ajudar a reduzir custos de formação e capacitação, a iniciativa vai adequar os conteúdos curriculares e aumentar o número de pessoas que podem ser abrangidas por ações governamentais. 

Amparado na rede tecnológica, a Tec-Reg busca promover integração das escolas de governo ligadas às 26 secretárias do Estado de São Paulo. Até o momento, as secretarias da Saúde, da Administração Penitenciária e da Fazenda já fazem parte da rede de tecnologia. 

Para tanto, disponibilizaram espaço físico, pessoal e infraestrutura de apoio, links de conexão da rede Intragov e demais requisitos técnicos operacionais requeridos para integrar a rede. Com isso, a Tec-Reg poderá contar, desde o início da sua operação, com 50 salas de videoconferência em todo Estado e cinco estúdios de geração de conteúdos. Mas a expectativa é que, no futuro, esse número chegue a 88 salas. 

As demais secretarias interessadas em participar poderão aderir ao programa por meio da formalização do “Termo de Adesão ao Programa de Tecnologia para Rede de Escolas de Governo – Tec-Reg. 

Da Secretaria de Gestão Pública