Governo cria, amplia e moderniza espaços culturais na capital

Obras contemplam Museu de Arte Contemporânea, Nova Luz e Catavento

ter, 11/05/2010 - 13h18 | Do Portal do Governo

Para garantir o acesso à Cultura e aliá-la aos momentos de lazer e divertimento dos cidadãos, o Governo paulista vem ampliando e modernizando os espaços culturais na capital. O espaço Catavento, por exemplo, um dos mais recentes inaugurados, é muito interativo, atraindo principalmente o público infantil. Para os amantes de arte, em breve estará em novas instalações o Museu de Arte Contemporânea, em um prédio completamente adequado ao acervo que irá abrigar: cerca de 10 mil obras (óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais) de mestres da arte como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Calder, Braque, Henry Moore, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, entre outros.

Um outro investimento do Estado em Cultura é a revitalização da região da Luz, no centro de São Paulo. Lá o Governo vai construir o Complexo Cultural – Teatro da Dança, praticamente ao lado de espaços culturais como a Sala São Paulo, a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra, a Estação Júlio Prestes e o Parque da Luz.

Museu de Arte Contemporânea

Nesta terça-feira, o governador Goldman fez uma vistoria nas obras do prédio que será a sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC – USP). O museu será instalado nos nove andares anteriormente ocupados pelo Detran, no Ibirapuera. Os trabalhos de restauro do prédio e adaptação à sua nova função tiveram início em dezembro de 2008, com as demolições externas, e as obras devem ser finalizadas até dezembro deste ano.

O prédio foi projetado pelo escritório de Oscar Niemayer e inaugurado em 1954. As novas instalações têm 34 mil m² de área total, dos quais mais de 10 mil m² serão dedicados apenas para exposições, o que permitirá a exposição de praticamente todo o acervo do museu. O orçamento da obra é de R$ 61 milhões.

No prédio principal, o térreo será destinado à recepção e a áreas de circulação. No 1º andar, haverá um auditório e ateliês de arte, enquanto a área expositiva do museu ocupará do 2º ao 7º andar. No último andar, o oitavo, será instalado um restaurante, que oferecerá uma vista panorâmica do Parque do Ibirapuera.

A obra mostra o cuidado do Governo do Estado com o acervo do MAC que foi criado em 1963 por Cicillo Matarazzo e é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina. Leia mais aqui.

Espaço Catavento

O Catavento é um grande espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo. Uma visita interativa apresenta conhecimentos básicos de eixos temáticos presentes na proposta curricular do ensino ao público geral, e juvenil em particular. São 4 mil m² divididos em quatro seções: uma sobre o  Universo, do espaço sideral à Terra.  A segunda, a Vida, do primeiro ser vivo até o homem.  Segue-se o Engenho, as criações do homem dentro da ciência.  E a Sociedade, que mostra os problemas da convivência organizada do homem.

Quem visita o espaço Homem na Lua, além de ver fotos reais da paisagem lunar e do momento em que o astronauta Neil Armstrong pisou no satélite da Terra em 1969, pode pisar em um cenário que reproduz a marca do primeiro passo dado pelo homem na Lua. E o espaço Eletromagnetismo que deixa o cabelo dos visitantes em pé?

Quer fazer uma viagem de asa delta sobre a cidade do Rio de Janeiro sem sequer sair de São Paulo? Então é só conhecer o espaço Passeio Digital. Lá, o visitante faz uma viagem em 3D sobre a capital carioca como todas as sensações de um vôo de asa delta. Conheça melhor o Espaço Catavento aqui.

Nova Luz

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, deu início no fim de março às demolições para a construção do Complexo Cultural – Teatro da Dança, cuja construção vai consolidar a criação do maior polo cultural da América Latina, que reúne, em área praticamente contínua, no bairro da Luz, região central de São Paulo, a Sala São Paulo, a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra, a Estação Júlio Prestes e o Parque da Luz.

As obras do Complexo devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2011 logo após a conclusão da demolição dos edifícios que integram o quarteirão, desapropriado, em 2007, pelo Governo do Estado, incluindo o prédio da antiga rodoviária da cidade, onde funcionava o Shopping Center Luz.

Com a criação do Complexo, São Paulo entra definitivamente na rota dos grandes projetos da arquitetura internacional. A proposta do espaço é ser um dos mais importantes centros destinados às artes do espetáculo do país, projetado especialmente para apresentações de dança, música e ópera.

O edifício abrigará diferentes equipamentos culturais, devido à carência de espaços específicos, em São Paulo, para a encenação de musicais, óperas, shows de música popular e outras manifestações artísticas. Com aproximadamente 95 mil m² de área construída, em um terreno de 19 mil m². O Complexo abrigará três teatros: um para dança e ópera com 1.750 lugares; outro para 600 ocupantes, destinado a teatro e recitais; uma sala experimental, com palco reversível, e capacidade para 450 espectadores.

Ao mesmo tempo, haverá espaço para a instalação de uma sede definitiva da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, uma escola de dança, salas de ensaios para companhias residentes, biblioteca, estúdios, auditório e áreas administrativas. O projeto terá área para café, loja, praça de convivência e estacionamento para mil veículos. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria da Cultura