Governo credencia sete novos parques tecnológicos

Entidades gestoras dos empreendimentos passam a receber incentivos fiscais e realizar convênios com o estado

ter, 19/01/2016 - 13h31 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin credenciou definitivamente nesta terça-feira (19) sete novos parques tecnológicos no estado de São Paulo. Com isso, as entidades gestoras dos empreendimentos passam a fazer parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), recebem incentivos fiscais e realizam convênios com o estado.

“O parque tecnológico une as universidades publicas e privadas, os institutos de pesquisa e a iniciativa privada. Então, ele faz uma sinergia de todos esses protagonistas para empresas de bases tecnológicas poderem ser incubadas, para elas poderem crescer. Ou mesmo grandes empresas que vem para o parque tecnológico para desenvolver projetos inovadores”, declarou o governador.

Estão na lista de credenciamento quatro empreendimentos localizados em Campinas – Unicamp, CTI, CPqD e Tecnopark -, além de outros três nas cidades de Santo André, Botucatu e São José do Rio Preto.

Tais iniciativas já estavam credenciadas provisoriamente no SPTec. Na publicação do decreto nº 61.418, de 10 de agosto de 2015, foi acrescida uma disposição transitória que possibilitou que os empreendimentos credenciados provisoriamente recebessem o status de definitivo.

As empresas com credenciamento definitivo no SPTec participam do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

Apoio aos parques tecnológicos
A fim de incentivar os parques tecnológicos, o governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) para atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado.

O SPTec faz parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai). No Estado de São Paulo, existem 28 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no Sistema. Desde então, outros cinco parques também já receberam este título. São eles: Parque Tecnológico de Sorocaba , Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de Piracicaba ,Parque Tecnológico de Santos e Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec).

Do Portal do Governo do Estado