Governo Covas já investiu R$ 1,8 bilhão nos trens de subúrbio

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sex, 11/08/2000 - 18h06 | Do Portal do Governo

Valor é, em média, cinco vezes maior do que os investimentos realizados durante os dois governos anteriores

O governador Mário Covas informou nesta quinta-feira, dia 10, que o atual Governo já investiu R$ 1,8 bilhão nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde 1995, valor recorde para o período na história do Estado de São Paulo. Trens mais modernos, novas estações, linhas reformuladas para diminuir o tempo de viagem, menor intervalo entre as composições, bilhete único, integração com o Metrô. Tudo para tornar o trem de subúrbio um meio de transporte mais rápido, seguro e confortável.
Embora ainda não se tenha atingido o nível ideal em algumas linhas, hoje o serviço melhorou muito comparado há anos anteriores. A frota está sendo ampliada em 50%, alguns trechos contam com trens modernizados, com investimento de R$ 193 milhões, vindos da Espanha, equipados com ar-condicionado, banco estofado e música ambiente. O número de mortes de pingentes e “surfistas” também caiu drasticamente, pois agora os trens só andam se as portas estiverem fechadas “E tudo isso não evitou, infelizmente, que acontecesse um acidente com o trem”, disse Covas, referindo-se ao acidente ocorrido na estação de Perus, no dia 28 de julho, onde morreram nove pessoas.
Segundo Covas, nos últimos 37 anos os outros governos aplicaram nos trens em São Paulo pouco mais de R$ 3 bilhões. Para se ter uma idéia melhor, colocando-se os valores em dólar, de 1986 a 1990, foram investidos US$ 38 milhões por mês nos trens de subúrbio. De 1990 a 1994, investiu-se US$ 29 milhões por mês. Durante a gestão Covas, o investimento foi de US$ 165 milhões por mês.
Em relação à reformulação e modernização das linhas, o destaque é para a Linha C – Celeste, que liga o município de Osasco ao bairro de Santo Amaro, na Zona Sul da Capital, e que vai se transformar em linha de metrô no próximo ano, a primeira a interligar dois municípios da Região Metropolitana: Osasco e São Paulo. Com investimentos de R$ 383 milhões, novos e modernos trens foram adquiridos e sete novas estações foram construídas, seis das quais já inauguradas, que se somam às oito já existentes. Os trens são equipados com ar-condicionado e sistemas de última geração. Também oferecem as maiores portas do mundo com 2,12 metros de largura, facilitando o embarque e o desembarque. Dispõem ainda de salão espaçoso com piso antiderrapante, bancos estofados e música ambiente.
Essa linha é considerada modelo para todas as outras da CPTM e o número de passageiros está saltando de 50 mil para 150 mil passageiros por dia. Quando estiver integrada às futuras Linha 4 Amarela (Luz – Vila Sônia) e Linha 5 Lilás (Capão Redondo – Santo Amaro) do Metrô, a previsão é que esse número suba para 450 mil passageiros/dia.
Outro bom exemplo foi a criação do Expresso Leste, que reduziu o tempo da viagem entre Guaianazes e Brás em sete minutos, passando de 40 minutos para 33 minutos. Os trens, que utilizam tecnologia de ponta, fazem apenas seis paradas ao longo de seus 22 quilômetros de extensão. O Governo do Estado investiu R$ 753 milhões no projeto, que inclui três novas estações. A transferência entre o Metrô e a CPTM é gratuita nas estação Brás e Barra Funda.
Além disso, a CPTM inaugurou um novo Centro de Controle Operacional (CCO) e executou serviços de melhoria e recuperação em todo o sistema como construção de terminais de ônibus em algumas estações, troca da sinalização e modernização dos sistemas de comunicação. Um montante de R$ 483 milhões foi investido na reforma de trens e estações, bem como em obras de melhorias na via permanente e rede aérea nas linhas A (Brás-Francisco Morato), B (Júlio Prestes-Itapevi), D (Brás-Rio Grande da Serra), E (Brás-Mogi das Cruzes) e F (Brás-Calmon Viana). A modernização dessas linhas vai consumir um investimento de mais R$ 790 milhões.
A CPTM também vai construir a Integração Centro, uma linha ligando Brás e Barra Funda, onde serão investidos R$ 181 milhões. Vai possibilitar ao usuário integração com a Linha 1 Azul do Metrô (Tucuruvi-Jabaquara), na Estação Luz, e com a Linha Oeste da CPTM (Júlio Prestes-Itapevi), na Estação Barra Funda. O trecho integrará o Expresso Leste da CPTM (Brás-Guaianazes) e, em 2002, fará parte da Linha 6 Laranja do Metrô.