Governo convoca doadoras de leite materno

Doações caem pela metade na época do Natal e Ano Novo

sex, 25/12/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde de São Paulo convoca as mamães que estiverem amamentando para serem doadoras voluntárias de leite materno. As interessadas devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência. Durante as Festas de Final de Ano e o período de férias, as doações caem entre 20% e 50%.

As interessadas devem fazer um pré-cadastro e passar por uma coleta de exames e avaliação médica. Se estiver apta para se tornar uma doadora, o banco de leite passa a retirar as doações na casa da doadora.

A mãe doadora recebe toda a orientação necessária para fazer a ordenha em casa e armazenar o leite de maneira correta. “Nesta época, as doações caem porque as doadoras viajam para passar o Natal e Ano Novo. O intuito da doação é também incentivar e sensibilizar as novas mamães a se tornarem doadoras voluntárias”, diz a coordenadora dos bancos de leite do estado, Maria José Guardiã.

No Estado, existem 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno. A doação de leite humano, além de ajudar as crianças, beneficia também a própria doadora, que reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e volta ao peso mais rapidamente.

As mulheres consideradas potenciais doadoras devem estar em período de amamentação, ter boa saúde, não usar nenhum medicamento, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, não utilizar nenhum tipo de drogas e ter os exames sorológicos do pré-natal em dia.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controle de qualidade e distribuído aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe. Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido. A lista com todos os bancos de leite do estado está no site www.fiocruz.br/redelh.

Da Secretaria da Saúde