Governo contrata mais de 20 mil policiais em menos de três anos

Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica têm oito concursos e um processo seletivo em andamento, com previsão de quase sete mil contratações

qua, 06/10/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Desde 2007, as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica tiveram um aumento substancial em seus quadros de funcionários, com contratações em todos os seus níveis hierárquicos. A Polícia Militar fez mais de 17 mil contratações, empregando soldados temporários, soldados 2ª classe e oficiais. A Polícia Civil também recebeu mais três mil profissionais, entre delegados, investigadores, escrivães, papiloscopistas, engenheiros, assistentes sociais, agentes de telecomunicação e oficiais administrativos. Já a Polícia Técnico-Científica reforçou seu efetivo com a admissão de peritos criminais, médicos legistas, auxiliares de necropsia, atendentes de necrotério, desenhistas técnico-periciais e fotógrafos técnico-periciais, resultando em quase 500 admissões.

Atualmente, estão em andamento oito concursos, que oferecem mais 4.240 vagas, sendo 1.771 para a Polícia Civil, 2.362 para a Polícia Militar e 107 para a Polícia Técnico-Científica. Além dos concursos, também existe um processo seletivo em andamento na PM, que prevê 2.682 vagas. Ao todo serão 6.922 novos funcionários para as polícias de todo o Estado.

Concursos em andamento

Os concursos elaborados pela Polícia Civil pretendem realizar contratações em três categorias: investigadores, escrivães e agentes de telecomunicação. A PM terá o seu efetivo reforçado com a admissão de soldados masculinos e femininos, alunos oficiais também masculinos e femininos e oficiais médicos. Além disso, será realizada, por meio de um processo seletivo, a segunda chamada de soldados temporários. A Polícia Técnico-Científica ganhará novos funcionários na área de fotografia técnico-pericial.

A maioria dos concursos já está em andamento, com a fase de inscrições encerrada. Somente o de agente de telecomunicações da Polícia Civil ainda não teve seu edital publicado e está na fase de autorização das vagas.

Posses em 2010

Somente neste ano, 4.984 policiais militares tomaram posse, entre soldados masculinos – que em março foram contratados em terceira chamada -, e oficiais dentistas – empossados em abril. Por meio de processo seletivo, foram contratados novos soldados temporários. Até o final deste ano, mais 4.250 soldados tomarão posse.

A Polícia Civil nomeou e empossou neste ano 775 profissionais. Investigadores assumiram os cargos em maio e escrivães em junho. Já na Polícia Técnico-Científica foram contratadas 80 pessoas, entre atendentes de necrotério, que tomaram posse em fevereiro, e médicos legistas, empossados em abril.

Confira a quantidade de vagas abertas de profissionais contratados pela polícia somente em 2010:

10.089 contratados em 2010
– Polícia Civil: 395 investigadores e 380 escrivães
– Polícia Militar: 2.410 soldados masculinos; 14 oficiais dentistas; 2.560 soldados temporários. Ainda serão contratados 2.250 soldados masculinos em primeira chamada e mais de 2.000 soldados temporários
– Polícia Técnico-Científica: 75 atendentes de necrotério e 05 médicos legistas de vagas remanescentes

Mais 6.922 vagas
– Polícia Civil: 1.067 investigadores; 484 escrivães; 220 agentes de telecomunicações
– Polícia Militar: 2.000 soldados masculinos e 250 femininos; 60 alunos oficiais masculinos e 30 femininos; 22 oficiais médicos; 2.682 soldados temporários
– Polícia Técnico-Científica: 107 fotógrafos técnico-periciais

Da Secretaria da Segurança Pública